Começa nesta quinta-feira (7) o prazo da janela partidária, período em que é permitida a troca de partido sem perda de mandato a ocupantes de cargos eletivos em pleitos proporcionais. A maioria dos vereadores da Câmara de Palmas adianta que pretende mudar de sigla, mas grande parte ainda corre para negociar vagas em outras siglas, vislumbrando melhores condições de reeleição este ano.
O período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições municipais sem perder o mandato encerra no dia 5 de abril. Com isso, apesar da janela começar, alguns devem ‘bater o martelo’ e anunciar o novo partido só mais próximo ao final do prazo.
Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente. Até lá, os parlamentares negociam com os partidos essas mudanças, em busca de maior vantagem no pleito, viabilidade eleitoral e apoio financeiro.
Na Câmara de Palmas a mudança será brusca e a configuração partidária deve ser alterada já levando em conta os grupos para as eleições.