Já são tantas as opções de lives – as transmissões ao vivo pela internet – que é difícil acompanhar tudo o que está acontecendo online. Para ajudar quem não quer perder nada, está sendo lançado o aplicativo iLives. Ele é um guia de transmissões ao vivo que ajuda as pessoas a decidir o quê vão assistir e oferece ferramentas para que elas organizem suas agendas.

Disponível para celulares Android e iPhones, o iLives reúne os próximos shows, palestras, entrevistas e eventos que serão realizados no Brasil e transmitidos ao vivo pela internet. Ainda permite que as pessoas cadastrem e divulguem suas próprias lives. É mais uma opção de divulgação para as lives de artistas e empresas, além de pequenos lojistas, nutricionistas e personal trainers.

“Mais do que nunca, as pessoas sentem necessidade de estarem conectadas socialmente. As lives permitem essa conexão, mesmo em tempos de distanciamento social. O iLives foi pensado para ajudar as pessoas a se conectarem com o que é importante para elas com organização, tranquilidade e leveza”, explica Bruno Unger, CEO do iLives.

Com o aplicativo, é possível ficar sabendo quais são as próximas lives que acontecerão no Brasil e se programar para acompanhá-las. Os usuários podem escolher qual categoria estão interessados ou buscar por data e horário. Além disso, podem receber notificações para lembrá-los com antecedência das lives que gostariam de assistir. As lives internacionais estarão disponíveis em breve.

O aplicativo faz uma varredura das diversas plataformas de lives na internet para coletar informações sobre os próximos eventos. Essa varredura inclui YouTube, Instagram, canais próprios dos artistas e outras plataformas. O iLives também é uma opção para produtores de conteúdo, artistas, palestrantes e empresas que gostariam de divulgar suas lives para um público mais amplo.

Uma comunidade de fãs de lives

O iLives surgiu a partir de uma necessidade vivida pelo próprio Bruno Unger, que mora no Rio de Janeiro e pode ser considerado um pioneiro na monetização de redes sociais. Ele trabalha e ganha dinheiro com internet bem antes do Orkut, mas começou a ter reconhecimento na época do Orkut. Bruno está à frente do portal Falando de Viagem, que conta com 1 milhão de acessos por mês e 500 mil seguidores.

Ele estava buscando por lives sobre negócios e investimentos, mas não encontrou nenhum serviço que listasse todas as lives que estavam acontecendo no Brasil e no mundo. Foi quando percebeu que outras pessoas estavam vivendo o mesmo problema e não existia nenhum serviço para atendê-las.

Bruno resolveu então criar um aplicativo para resolver esse problema. No Falando de Viagem, ele criou uma comunidade de pessoas interessadas em viagens. Com o iLives, a ideia é reunir as pessoas interessadas em lives.

As lives no pós-pandemia

O distanciamento social foi o motor propulsor para a criação do iLives, mas Bruno acredita que o fenômeno não será restrito a esse período. De acordo com ele, as pesquisas mostram que as pessoas querem que as lives continuem, mesmo após o fim da pandemia.

Segundo um levantamento feito pela empresa de tecnologia MindMiners em abril deste ano, 76% dos entrevistados querem a continuidade das lives. “Quando voltarmos às ruas, os shows online e off-line vão coexistir mais intensamente. Uma experiência não exclui a outra. Ou seja, as lives vieram para ficar”, acredita Bruno.

Para baixar o aplicativo, que é gratuito, basta procurar por “iLives” na Google Store ou na Apple Store.