Maju Cotrim
A Agência Tocantinense de Saneamento-ATS se manifestou em nota à Gazeta do Cerrado sobre a situação da água na comunidade quilombola Barra do Aroeira em Santa Teresa.
O quilombo pediu esclarecimentos e teme pela qualidade da água oferecida. A ATS porém garante na nota que a água distribuída aos moradores está apta para consumo humano.
Veja a íntegra da nota do órgão:
Nota à Imprensa Povoado Barra do Aroeira
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), esclarece que assumiu definitivamente a responsabilidade pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) no Povoado Quilombola Barra do Aroeira, no município de Santa Tereza do Tocantins, região central do estado, no início do ano de 2023 e que o processo está na fase final de transição.
A ATS esclarece ainda que durante a última semana, um novo Poço Tubular Profundo (PTP), foi perfurado e ativado para atender a demanda de abastecimento da comunidade.
A Agência informa que realiza diariamente a coleta e análise da água ofertada ao Povoado Barra do Aroeira e que a água distribuída à população atende todos os requisitos estabelecidos na Portaria de Consolidação Nº 5 do Ministério da Saúde que trata sobre as responsabilidades das operadoras de Sistemas de Abastecimento de Água em todo país.
A ATS garante que a água distribuída aos moradores do Povoado está apta ao consumo humano e que não há motivos para apreensão.
Por fim, a Autarquia esclarece que desde que assumiu a responsabilidade sobre o sistema, vem realizando todos os investimentos necessários para regularizar definitivamente a situação no local e que não houve qualquer tipo cobrança de tarifa pelos serviços executados.
Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) – Governo do Tocantins.
Palmas 30 de Julho de 2023.
Veja matéria anterior sobre o assunto:
*Reativação de poço causa medo e preocupação em comunidade quilombola do TO que pede esclarecimentos sobre qualidade da água*
*Por Gazeta do Cerrado*