Operação Rota Caipira – Foto – Polícia Federal/Divulgação

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira, 26, quase 200 mandados judiciais, entre eles, buscas e apreensão e prisões. Os mandados fazem parte da Operação Rota Caipira, que investiga o tráfico internacional de cocaína e estão sendo cumpridos deste esta manhã no Tocantins, Maranhão e Pará.

Operação Rota Caipira – Foto – Polícia Federal/Divulgação

Vídeos divulgados pela PF durantes as buscas e apreensões, mostram que os policiais encontraram vários maços de dinheiro escondidos dentro de um tambor na casa de um dos investigados em Goiás, joias, armas e munições. O valor apreendido dentro do tambor ainda não foi divulgado. (Assista no início da reportagem).

Além das apreensões acima citadas, a PF apreendeu também 16 aeronaves e R$ 300 milhões em bens.

Uma das aeronaves apreendidas – Foto – Polícia Federal/Divulgação

Conforme a PF as drogas eram trazidas de países andinos como a Bolívia,  Colômbia e Peru para Estados no Norte e Nordeste brasileiros através de uma organização criminosos especializada no transporte aéreo da droga.

A polícia explicou ainda que os criminosos utilizavam estruturas logísticas localizadas principalmente no Tocantins, Pará e Maranhão.

Foto Montagem Gazeta do Cerrado

Para execução da operação foram mobilizados 400 Policiais Federais, servidores da Agência Nacional de Petróleo – ANP, da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, bem como equipes da Polícia Militar dos Estados do Tocantins, do Maranhão e do Piauí e equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins.

Leia mais sobre o assunto

Operação da PF no TO mira o tráfico internacional de cocaína, apreende 16 aeronaves e R$ 300 milhões em bens | Gazeta do Cerrado