Atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo. Desta forma, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza a operação de Verificação Pós Reparo destes aparelhos na BR-153, próximo às cidades de Miranorte, Pugmil, Barrolândia, Oliveira de Fátima e em Araguaína, região norte do Estado.  A ação verificatória acontece de 28 a 30 de março e visa verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares. Durante o período serão aferidos cinco radares e a operação vai contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o isolamento e segurança do trânsito durante os ensaios metrológicos.

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoraram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

Fiscalização Pós-Reparo

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado Inmetro.

A Verificação Pós Reparo tem relação com as interferências externas que o aparelho pode sofrer, a exemplo dos raios que podem atingir os radares e interferir na medição. “Durante o período chuvoso e com a grande incidência de raios no Tocantins, é importante atestar os equipamentos para assegurar a eficácia”, aponta o técnico de instrumentos da AEM, Luis Fernando da Silva Lima.

Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, a fiscalização é de extrema importância. “As barreiras eletrônicas visam controlar a velocidade dos veículos e é fundamental que o medidor esteja marcando de forma correta, atestando a real velocidade dos veículos automotores”, pontua o presidente.

Ações rotineiras

Radares na BR-153 passam por verificação – Divulgação AEM

As ações fiscalizatórias de radares são rotineiras e acontecem anualmente, obedecendo a calendário pré-estabelecido. Além das ações previstas, ocorrem as de cunho aleatório como a pós-reparo, que também são fundamentais para o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas.

“Visamos sempre considerar a segurança da sociedade e as operações metrológicas asseguram que os radares estejam em pleno funcionamento e cumpram sua missão de manter o motorista atento aos limites das vias”, destaca o presidente da Metrologia Estadual.

Vale ressaltar que as velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.

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