Equipe Gazeta do Cerrado
O ranking FSBinfluênciaCongresso, que avalia o desempenho de todos os parlamentares nas redes sociais monitorados de 1º a 20 de fevereiro, aponta que dos 10 congressistas mais influentes nas redes sociais, seis são novatos no Congresso, ou seja, não ocupavam cargos parlamentares federais até 31 de janeiro de 2019.
Nessas três primeiras semanas do Novo Congresso, a deputada Joice Hasselmann (PSLSP) foi a parlamentar mais influente nas redes sociais, segundo revela a 1ª edição do novo FSBinfluênciaCongresso. O indicador já monitorava e media a repercussão de todos os posts dos congressistas no Facebook e no Twitter e agora passa a integrar também o Instagram. Em segundo lugar no ranking ficou o deputado Eduardo Bolsonaro (PSLSP), seguido do Sargento Fahur (PSDPR), que como Joice também é novato no Congresso Nacional.
O PSL é o partido dominante com mais nomes entre os mais influentes, tendo superado o PT, que até a legislatura passada sempre teve a maior repercussão nas redes.
A pesquisa (íntegra) também aponta que, entre os 10 congressistas mais influentes nas redes, 6 são novatos, ou seja, estão cumprindo o seu 1º mandato no Legislativo. Além de Joice e Fahur são eles: Carla Zambelli (PSL-SP), Andre Janones (Avante-MG), Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Kim Kataguiri (DEM-SP). Ao todo são 496 parlamentares avaliados.
Bancada do Tocantins
No ranking nacional a bancada do Tocantins está em 15º lugar dentre todos os estados. A Gazeta avalia diariamente as redes dos parlamentares que passam a inserir mais de suas rotinas como políticos e ganham feedback dos seguidores que acompanham suas atuações.
A senadora Katia Abreu aparece em 43º lugar na lista geral como mais influente nas redes dentre os políticos do Estado. Ela usa muito as redes para registrar suas andanças e movimentações políticas pelo Estado bem como no Senado.
Kátia tem mais de 112 mil seguidores na sua página no facebook, 137 mil seguidores no twitter e 26,5 mil no instagram. Ultimamente ela intensificou o uso das redes e tem mostrado até bastidores e detalhes de reuniões e visitas que tem recebido.
Depois de Kátia vem Célio Moura do PT (117º lugar), ele que usa muito as redes para vídeos e mostrar também as andanças pelo Estado. Atualmente na oposição ao governo federal ele usa as redes também para mobilizações. No instagram, porém ele tem pouco mais de 490 seguidores, menos que todos da bancada.
A deputada Professora Dorinha (218º) é a próxima que aparece no ranking. A parlamentar, tida como uma das principais lideranças e estudiosas da área da Educação do país,sempre posta fotos e vídeos de suas agendas.
O ranking é seguido por: Dulce Miranda (234º), Osíres Damaso (293º), Carlos Gaguim (399º), Eduardo Gomes (428º), Tiago Dimas (478º), Vicentinho Júnior (481º), Eli Borges (503º), Irajá Abreu (535º). Vale frisar que alguns membros da bancada federal do Tocantins, como alguns novatos, ainda não estão trabalhando estrategicamente as redes.
No instagram eles fazem stories, vídeos e começam a ir além das tradicionais datas comemorativas.
A própria Gazeta acompanha as movimentações dos parlamentes via rede social.
O levantamento
Para avaliar o desempenho do Novo Congresso nas redes sociais, o Instituto FSB Pesquisa desenvolveu um novo FSBinfluênciaCongresso. Além do Facebook e Twitter, o índice passa a levar em consideração a atuação e a performance dos deputados e senadores no Instagram, rede social que mais cresceu nos últimos anos no Brasil.
Hoje, a participação dos deputados e senadores nas redes sociais é ainda maior. Da atual legislatura, que tomou posse em 1º de fevereiro, todos os 513 deputados e 81 senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes (Facebook, Instagram e Twitter). Dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 96,5% no Instagram e 79,3% no Twitter.
Na Câmara, além de 100% dos deputados estarem no Facebook, 97,3% estão no Instagram e 78,0%, no Twitter. Já no Senado, onde todos também estão presentes no Facebook, 91,4% têm perfil no Instagram e 87,7%, no Twitter.
Metodologia
O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º a 20 de fevereiro. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas perfis oficiais) e no Twitter.
Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.