Um grupo de representantes de 80 agências que atuam no Jalapão fizeram um protesto em frente à Agência de Turismo do Tocantins (Adetuc) nesta quarta-feira, 12. (Veja sobre no final da matéria)

Em entrevista à Gazeta, o presidente da Adetuc, Tom Lyra disse que o governo intermediou a montagem dos protocolos. No dia 24 de junho ele foi entregue e houve uma unificação dos protocolos.

Chegou a ser marcada para o dia 19 de julho a reabertura porém os prefeitos recuaram. “A reabertura agora depende dos municípios”, disse.

A Serra do Espírito Santo, Dunas e Cacheira da Velha são os atrativos que são geridos pelo governo no Jalapão.

Os prefeitos já se manifestaram por nota à Gazeta pela manutenção da suspensão das atitudes turísticas na região.

Veja nota da Adetuc sobre o assunto

Nota de esclarecimento

A Adetuc informa que as medidas necessárias à reabertura do Parque Estadual do Jalapão foram amplamente discutidas entre os meses de abril e julho, com a sociedade civil e representantes do poder público.

Foram realizadas duas webconferências, onde as entidades e prefeituras participaram e manifestaram suas expectativas. Também ocorreu reunião presencial com os prefeitos e secretários de Turismo e Meio Ambiente de Mateiros, Ponte Alta e São Félix, além de representantes de entidades como Abav, Abrasel, ATTR, AJACA, entre outras.

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, esteve no Jalapão pessoalmente, no mês de junho, para participar de cinco encontros presenciais, nos municípios já citados e ainda nas comunidades quilombolas do Prata e Mumbuca.

Os protocolos de controle sanitário foram amplamente discutidos pelo Comitê Gestor de Crise para Prevenção da Covid-19, analisados por médicos, técnicos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Naturatins e entregues pessoalmente pelos prefeitos ao governador Mauro Carlesse, no dia 1 de julho.

No protocolo constam todas as medidas necessárias ao controle de fluxo turístico:

– Criação de um passaporte para controle de acesso (serão apenas 30 por cento de visitantes/dia);

– Visita prévia da equipe da Superintendência de Desenvolvimento do Turismo para orientação aos empresários;

– Exigência de exame prévio para Covid-19;

– Proibição do ingresso de turistas individuais que não estejam com guia;

– Montagem de sete barreiras fixas, sendo cinco para controle de acesso, nos municípios de Novo Acordo, Lizarda, Mateiros (Galhão), Lagoa do Tocantins e Ponte Alta, e duas de policiamento, para controlar o acesso às comunidades do Prata, em São Félix, e Mumbuca, em Mateiros.

Sendo assim, junto com as medidas de controle sanitário adotadas pelo Governo do Estado e Prefeituras Municipais – a quem cabe a atuação direta junto às suas comunidades – acreditamos que já atendemos as reivindicações dos municípios.

 

Representantes de agências fazem protesto na porta da Adetuc pela reabertura do Jalapão

Foto: Ademir dos Anjos