As escolas públicas de Palmas estão entre os primeiros lugares no Indice de Desenvolvimento da Educação Básic (Ideb) de 2015, cujas notas foram divulgadas na na dia 8 pelo Ministério da Educação. Para as escolas com as melhores colocações no ranking dois fatores foram decisivos para o sucesso alcançado: educadores motivados e pais participando ativamente da vida escolar dos filhos.

As escolas municipais Beatriz Rodrigues (405 Norte) e Monsenhor Pedro Pereira Piagem (404 Norte) são dois bons exemplos de que educadores motivados e dispostos a fazer a diferença na vida escolar dos alunos e a presença da família no dia a dia da escola são ingredientes fundamentais para elevar a qualidade do ensino.

No caso da Escola Beatriz Rodrigues, as notas 7.5 nas séries iniciais (4º e 5º anos) e 6.7 nas séries finais (8º e 9º anos) alcançadas no IDEB lhe renderam o primeiro lugar entre as escolas da Capital e do Estado, a quarta posição na Região Norte do País e a posição de número 60 entre as 100 melhores do Brasil.

Na metodologia de ensino, a equipe pedagógica adota, além do material didático, um apostilado próprio e a realização de simulados com foco na Prova Brasil, que mede o nível de aprendizado das escolas municipais brasileiras. Além disso, os alunos ainda recebem aulas de reforço visando o melhor desempenho e também a participação em competições como as Olimpíadas de Matemática (Obmep) e de Língua Portuguesa.

“Esse Ideb de hoje é fruto de um trabalho de muitos anos, onde a presença da família e o apoio técnico e pedagógico dado pela Secretaria Municipal de Educação são fundamentais. A família está sempre interessada no desenvolvimento do seu filho e de saber como funciona a escola, participa mesmo”, destaca a diretora da escola, Alice Furukawa, que há 14 anos trabalha na rede municipal de ensino. “O trabalho começa nas séries iniciais, lá na educação infantil (Cmeis) já tem um acompanhamento pedagógico. Os alunos vêm para o ensino fundamental com maturidade para receber o aprendizado, o conhecimento, melhorando o aspecto coletivo de cada um”, complementa.

Alunos destaques

Avaliados em 2015 quando estudavam no 5º ano, Ana Clara Santos e Paulo Victor Santiago Souza, hoje no 6º ano, estão felizes com o resultado obtido por eles e pelos colegas. “É muito bom saber que conseguimos uma nota alta porque nós nos esforçamos muito por isso. Estudamos além das provas, tivemos mais simulados, muita dedicação” comemora Ana Paula, informando que seus pais a acompanham e torcem por seu bom desempenho e da escola também.

“No ano passado fizemos muitas avaliações. A apostila nós utilizamos para estudar mais e nos motivou a buscar mais. Vamos continuar nos esforçando para aumentar a nota”, afirma Paulo.

Ensino de qualidade

A qualidade do ensino ministrado na unidade foi o que pesou para o corretor de imóveis Wander Simão no processo de escolha de uma escola pública para a filha Maria Vitória. “Antes ela estudava numa escola particular, mas em virtude do momento econômico que o país atravessa, tivemos que migrar para o ensino público. Vimos que ela não perdeu em nada na questão do ensino e continua se destacando por sua dedicação aos estudos, se tornando referência para os demais alunos”, conta Simão, que é filho de professora e desde cedo assimilou o conceito de que a família tem que acompanhar de perto o desempenho escolar dos filhos.

Aluna do 8º ano, Maria Vitória será avaliada no IDEB 2017 e espera corresponder às expectativas e ajudar no bom desempenho da escola. “Eu me sinto honrada em estudar numa escola muito boa que tem um ensino avançado. Os professores fazem de tudo para que possamos aprender cada vez mais. Sempre que a gente tem alguma dúvida, temos liberdade para perguntar. Temos grupos nas redes sociais para tirar dúvidas que às vezes não conseguimos na aula porque temos vergonha”, afirma a aluna, destacando que visando as Obmep, os professores de matemática realizam aulas de reforço aos sábados.

Monsenhor

A Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem alcançou notas 6.6 nas séries iniciais e 6.2 nas séries finais, a segunda nota rendeu a quarta posição entre as escolas municipais e a primeira nota a sétima posição. No ranking das 20 melhores escolas públicas do Tocantins, a ETI Monsenhor ocupa a sexta posição nas séries finais e décima quarta nas séries iniciais.

Para a supervisora pedagógica, Beatriz Lima, que trabalha há 11 anos na escola, é importante destacar que entre as escolas de tempo integral, padrões ou adaptadas, a unidade teve um ótimo desempenho. Nas séries finais ficou apenas um décimo atrás da ETI Olga Benário e, nas séries iniciais, em primeiro lugar. “Em primeiro lugar está o comprometimento da equipe pedagógica. Não focamos nosso trabalho nos problemas e sim no aprendizado de todos os alunos, sem excluir nenhum deles. O mérito não é só do professor que está no 5º ou no 9º anos, este trabalho vem acontecendo desde sempre, desde que o aluno entra aqui, e a maioria entra no 1º ano. Aqui temos várias famílias que todos os filhos passaram por aqui. Isso mostra para nós que a escola tem credibilidade perante a comunidade”, destaca a supervisora.

A diretora fala do sentimento de pertencimento que os alunos e a equipe pedagógica têm em relação à escola. “O resultado é da equipe toda. Aqui até a professora de Educação Física (Joyce) trabalha as disciplinas de português e matemática com os alunos com foco no esporte, e isso faz à diferença, ajuda no aprendizado”, diz a diretora Marilda Belizário, que, ao lado da professora Joyce Matos, exibe a coleção de medalhas e troféus conquistados pelos alunos nos campeonatos que participam.

Fonte: Ascom Prefeitura de Palmas