Maria José Cotrim – Editora Gazeta do Cerrado
A semana começa com o Estado em transição em três esferas: no governo estadual com o retorno de Marcelo Miranda no Palácio Araguaia; na prefeitura de Palmas com a primeira semana da gestão de Cinthia Ribeiro e na Assembleia Legislativa com o retorno também de Mauro Carlesse no comando.
A expectativa maior é pela composição do governo de Marcelo Miranda que sairá nesta segunda-feira, 9. Ele vai readequar os aliados e equipe técnica e acrescentar alguns nomes em pastas como de Segurança Pública e Assistência Social onde os ex-titulares são cotados para disputar as eleições de outubro e não podem mais assumir cargos.
Miranda tem feito uma conversa franca com seus aliados e a preocupação maior é não interromper nenhum serviço. Ele assume já com o desafio de pagar a folha para o grupo de servidores que ganha faixa salarial maior e não recebeu. O salário foi pago a 36 mil servidores, ou seja, apenas 60% da folha de pagamento.
Enquanto isso o deputado Mauro Carlesse retoma o comando da Assembleia Legislativa que estava com a colega Luana Ribeiro, primeira mulher a assumir a presidência do poder Legislativo. Carlesse sai maior do que entrou no governo, segundo avaliam seu grupo e aliados. Ele fez questão de apresentar um balanço das ações encaminhadas nos sete dias úteis de gestão e ainda de pagar maioria dos servidores.
Na Assembleia Carlesse conta ainda com vantagem com relação ao seu partido que saltou de um para quatro deputados empatando assim com o MDB de Marcelo Miranda.
Transição na prefeitura
Começa também nesta segunda-feira os trabalhos na prática de transição na prefeitura de Palmas, agora com Cinthia Ribeiro no comando. Ela fechou a semana com a nomeação de sua equipe no Diário Oficial, como a Gazeta do Cerrado mostrou em primeira mão, e agora os novos nomeados vão se inteirar da situação das pastas. Cinthia já começou a imprimir seu ritmo e já avisou que o que mudou foi o gestor e não a gestão.
Ela deve iniciar uma série de visitas institucionais esta semana.