Recongelar alimentos? Nutricionista explica quando é seguro colocar a comida novamente no freezer

Seja uma comida que você já comprou congelada ou que preparou em casa e colocou no freezer, fica a dúvida: será que dá para recongelar depois que ela já está em temperatura ambiente? Afinal, às vezes calculamos errado a quantidade necessária para cozinhar e percebemos que não vamos precisar de tudo, aí rola aquela vontade de botar o alimento pra resfriar de novo. E aí: boa ou má ideia? Para responder a essa pergunta nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi, que tirou todas as dúvidas sobre o assunto.

Posso recongelar alimentos descongelados?

Se você tirou um alimento do freezer, esperou ele resfriar e depois já ia colocá-lo no congelador de novo, é melhor pensar duas vezes. Quanto a esse hábito, Nicolle Venturi é taxativa: não é aconselhável.

“Isso se deve a dois motivos. O primeiro é que o alimento perde nutrientes nesse processo, já que nosso freezer não congela ultra rápido. Além disso, há o problema com contaminação microbiológica. A parte externa estará numa temperatura adequada para a proliferação e, ao recongelar, terão mais micro-organismos que no início, então a carga microbiana pode causar algum problema de saúde”, afirma.

Alimentos podem ser recongelados em algumas situações

Bem, já deu para perceber que, por uma questão de segurança alimentar, é melhor não recongelar os alimentos, certo? Mas nós temos uma boa notícia: em algumas situações é possível sim colocá-lo de volta no freezer, como explica Nicolle Venturi.

“Você pode congelar os alimentos frescos após eles serem cozidos e temperados. Pode recongelar após você coccionar um alimento que antes estava cru e congelado. Por exemplo: um frango que você comprou congelado, cozinhou e agora vai congelar. Quando você muda a estrutura do alimento pela cocção pode congelar novamente”, diz a nutricionista.

Evite descongelar alimentos fora da geladeira

Recapitulando: quer recongelar alguma coisa? Então tire do freezer o alimento cru, prepare e guarde no congelador de novo. Caso contrário, é melhor calcular certinho a quantidade de comida que vai precisar para evitar o desperdício. Mas, mesmo levando tudo isso em consideração, você sabia que também existe uma forma certa de descongelar os alimentos?

“Para fazer o descongelamento o ideal é deixar o alimento na geladeira por 24h ou colocar no micro-ondas utilizando a função adequada. Já se o alimento já estiver cozido, pode botar direto na panela”, explica Nicolle Venturi.

Alguns alimentos não podem ser congelados

Mesmo que você siga todas essas regras, é preciso ficar atento a um detalhe: nem todos os alimentos podem ser congelados. O tomate, por exemplo, só pode ir para o freezer se for ser usado depois usado em um refogado ou para virar molho – caso o objetivo seja colocá-lo na salada pode esquecer! Já a maionese o chantilly não podem ir ao freezer de jeito nenhum, enquanto o leite apenas deve ser congelado se for ser usado em uma receita depois, e não para beber. Na dúvida, sempre pesquise antes se o alimento que quer armazenar realmente pode ir para o congelador, caso contrário é melhor utilizá-lo o quanto antes para evitar o desperdício.

As melhores formas de descongelar alimentos sem que eles percam nutrientes e sabor

Quando for descongelar um alimento, evite deixá-lo em temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias

Rotinas apressadas e cheias de compromissos estão se tornando cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Por causa dessas mudanças, encontrar formas de ganhar tempo se tornou uma grande preocupação, principalmente na hora de fazer as tarefas domésticas, o que inclui, por exemplo, o preparo das refeições e a limpeza da casa.

Com relação à cozinha, preparar grandes quantidades de comida e congelá-las, ir às compras apenas uma vez por mês e preferir refeições prontas e congeladas encontradas nos supermercados são algumas atitudes que podem agilizar o dia a dia. No entanto, na hora de descongelar os alimentos, é preciso ter cuidado para não se desesperar com o tempo e acabar prejudicando o seu sabor e a sua qualidade. Conheça os métodos mais comuns e saiba quais são os mais indicados para sua rotina:

Descongelar em temperatura ambiente não é uma boa ideia

Para acelerar o descongelamento, muitas pessoas deixam a comida em cima da pia ou da mesa, o que não é a melhor opção. Na temperatura ambiente e ao ar livre, os alimentos congelados podem entrar em contato com as bactérias encontradas na cozinha e, consequentemente, podem causar uma intoxicação alimentar.

Para descongelar com água é preciso tomar alguns cuidados

Por outro lado, há quem prefira mergulhar a comida congelada em uma bacia com água, o que também não é recomendado. Esse método faz com que os produtos percam sabor e nutrientes. Para evitar que isso aconteça, coloque os alimentos dentro de um saco plástico hermeticamente fechado e não se esqueça de trocar a água da bacia de tempos em tempos. O ideal é substituí-la a cada 30 minutos. Além disso, esse método não deve demorar mais que 2 horas para evitar a proliferação de bactérias.

O método mais seguro de descongelamento

Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira. Sim, você precisará ter um pouco mais de paciência, mas em compensação, terá a garantia de alimentos saborosos, livres de bactérias e outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.

É importante mencionar também que alguns alimentos podem sair do congelador e ir direto para o fogão, gerando uma boa economia de tempo. Salsichas, hambúrgueres e carne moída e até mesmo sopas congeladas são exemplos de produtos que podem ser descongelados na panela.

Micro-ondas: útil em quase todas as horas

Entretanto, se você esqueceu de retirar algum alimento do congelador e não pode esperá-lo descongelar na geladeira, vale recorrer ao micro-ondas que, geralmente, tem um botão específico para descongelar um produto. Mas, é preciso ficar atento: assim que perder todo o gelo, o produto deverá ser preparado e consumido para evitar o risco de contaminação.

fonte: Site Qualitá

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796