Reconhecido como um verdadeiro paraíso natural, estado atrai cada vez mais visitantes em busca de conexão e harmonia com o meio ambiente

 

Camila Rodrigues/Governo do Tocantins

 

O Tocantins é amplamente reconhecido como um verdadeiro paraíso natural. Para aqueles que desejam escapar da correria do dia a dia e se reconectar com a paz e a tranquilidade que só a natureza pode oferecer, o estado é o destino ideal. Com cenários que unem paisagens do Pantanal, do Cerrado e da Floresta Amazônica, no coração do Brasil, o Tocantins oferece experiências únicas para os amantes do ecoturismo e da aventura.

A natureza exuberante do Tocantins atrai visitantes de todas as regiões do Brasil e do exterior. Ouvir o som das cachoeiras e corredeiras, apreciar a fauna e a flora em uma vegetação preservada, e sentir o frescor de um mergulho em águas cristalinas são privilégios de quem visita os roteiros turísticos do estado.

 

Ecoturismo

 

Para os amantes da natureza em busca de aventuras emocionantes, o Tocantins oferece infinitas possibilidades, com cachoeiras deslumbrantes, trilhas desafiadoras e parques repletos de biodiversidade, com um turismo sustentável onde preservação e aventura se encontram. A experiência se torna mais especial com o apoio e serviços de agências e guias locais, além do contato com as comunidades conhecidas pela receptividade e culinária saborosa.

 

Jalapão: Um destino surpreendente

 

O Parque Estadual do Jalapão, localizado no extremo leste do Tocantins, a cerca de 300 km da capital Palmas, é uma área totalmente preservada e com rica cultura popular, um verdadeiro oásis no meio do Cerrado. A famosa Cachoeira da Velha, conhecida por sua força e beleza, é ideal para banho e rafting, proporcionando muita aventura. O parque abriga fervedouros, verdadeiros paraísos de águas transparentes que fazem o corpo flutuar. Para apreciar o pôr do sol, as Dunas Douradas oferecem um cenário perfeito, renovando as energias ao final do dia.

“Os turistas chegam ao Jalapão esperando algo mágico, mas são surpreendidos pela grandiosidade das paisagens e pela riqueza cultural. Eles se encantam com os fervedouros, dunas, cachoeiras e a acolhida das comunidades quilombolas. Muitos afirmam que essa experiência transforma o modo como veem a natureza e valoriza o simples”, compartilhou Lucien Vaz, empresário de uma agência de turismo local.

 

Larissa Gradin, médica paulista, na Pedra Furada quando visitou o Jalapão ano passado – Foto: Arquivo pessoal

 

A médica paulista Larissa Gradin visitou o Jalapão em setembro de 2024, viveu essa experiência e ficou encantada com as paisagens e a cultura local. “Superou todas as minhas expectativas. A conexão com a natureza e a cultura foi o ponto alto, além da gastronomia. É uma abordagem que valoriza o meio ambiente e as comunidades locais”, destacou Larissa, mencionando, ainda, a beleza da Cachoeira do Formiga, os fervedouros e a Pedra Furada.

 

Amanda Nunes vive na expectativa de retornar ao Jalapão – Arquivo pessoal

 

A atendente terapêutica Amanda Nunes afirmou que não tinha ideia do quão belo era e como o percurso poderia ser encantador, ao descobrir os encantos do Jalapão. “Meus olhos brilhavam a cada momento. Tive a oportunidade de conhecer lugares incríveis, como o Poço Azul, o Rio Novo, a Cachoeira do Formiga e a Pedra da Catedral, além de visitar um fervedouro”, comentou Amanda, que expressou seu desejo de retornar. “Hoje, vivo na expectativa de voltar ao Jalapão na primeira oportunidade que surgir”.

 

Farmacêutico Wilson Henrique viveu experiência transformadora no Jalapão – Arquivo pessoal

 

Já o farmacêutico Wilson Henrique, que reside em Palmas há três anos, teve sua primeira experiência no Jalapão em 2021, quando morou nas proximidades do Parque Estadual, em Ponte Alta do Tocantins. “Foi uma vivência que representou um verdadeiro resgate da espiritualidade. Conectar-me com uma natureza tão preservada e paradisíaca me proporcionou uma nova consciência sobre nossa história, nosso povo e a riqueza cultural que possuímos. Fiquei fascinado com o contraste dos elementos que compõem o bioma local; parecia que eu estava atravessando uma savana”, compartilhou Wilson.

 

Conexão com a natureza

 

Em Taquaruçu, distrito localizado a 32 km do centro de Palmas, que integra a região de Serras e Lago, os visitantes encontram cachoeiras exuberantes, ideais para a prática de rapel e tirolesa, além de trilhas que prometem aventuras inesquecíveis. Vinicius Valério, um paulista que visitou o Tocantins em dezembro do ano passado, compartilhou sua experiência: “Precisava de uma pausa na correria e decidi passar dez dias em Palmas. Conheci a cultura, a gastronomia e tive o prazer de visitar cachoeiras deslumbrantes, como a Roncadeira e a Cachoeira do Evilson. Nessas paisagens paradisíacas, consegui me desconectar do mundo exterior e me conectar profundamente com a natureza. Além disso, tive a oportunidade de ver de perto como o capim-dourado é produzido e conhecer a variedade de produtos feitos desse material”, contou Vinícius, que também experimentou o chambari e se deliciou com as iguarias das feiras palmenses, como a paçoca de carne de sol.

Os amantes da pesca esportiva também encontram seu lugar no Parque Estadual do Cantão, um destino ideal que atrai entusiastas de várias regiões do país. Os pescadores podem se deparar com o deslumbrante tucunaré azul, uma das espécies mais apreciadas por turistas de todo o mundo. Na região de Lagos e Praias do Cantão, é possível, acompanhados por guias profissionais, observar diversas espécies de aves e animais silvestres, enriquecendo ainda mais a experiência.

Outro ponto exuberante no Tocantins é a região das Serras Gerais, onde se encontra o menor rio do Brasil, o Rio Azuis, localizado no município de Aurora do Tocantins. Esta região faz parte das sete regiões turísticas do estado e é caracterizada por suas serras, cachoeiras encantadoras, cânions e montanhas esculpidas pela ação da água e do vento, abrangendo 22 municípios. Entre os destinos mais conhecidos estão Almas, Aurora, Dianópolis, Natividade, Rio da Conceição e Pindorama, onde se localiza a Lagoa do Japonês, um atrativo consolidado com suas águas azul-turquesa.

 

Ecoturismo e turismo de aventura

 

Em tempos em que cada vez mais pessoas buscam se desconectar da agitação dos grandes centros urbanos, o Governo do Tocantins reforça o incentivo ao ecoturismo como uma das principais estratégias para valorizar as riquezas naturais do estado e promover o desenvolvimento das comunidades locais.

 

ecretário Hercy Filho e Dotora na colheita do capim-dourado, no povoado Mumbuca – Mazim Aguiar/ Governo do Tocantins

 

O secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, reforça o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com o fortalecimento dessa vocação turística, destacando investimentos em promoção, segurança e infraestrutura. “O Tocantins ainda tem muito a mostrar. Nossas sete regiões turísticas são uma verdadeira riqueza da natureza, tornando o estado extremamente propício para o ecoturismo. Nosso papel é continuar investindo e promovendo nossas maravilhas para o mundo. Temos um Governo comprometido com isso e queremos valorizar nossos encantos, nossa gente e nossa beleza, elevando todo o potencial turístico para o desenvolvimento das comunidades locais”, frisa o gestor ao ressaltar que o Tocantins se destaca como um destino para quem procura tranquilidade, contato com a natureza e experiências autênticas.