Desta vez foram aplicadas provas de matemática e de ciências da natureza – Foto: Divulgação
Batendo o próprio recorde, o Tocantins atingiu 77,2% de abstenção no segundo dia do ENEM Digital, ficando acima da média nacional que foi de 71,3%. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 968 candidatos inscritos do estado, 747 estudantes faltaram e só 221 foram aos locais de provas nesse domingo, 07.
O número de ausentes foi maior que no primeiro dia, quando candidatos enfrentaram falhas técnicas em pelo menos três locais de provas. No domingo, 31, a abstenção foi de 58,1%.
Prova
Desta vez foram aplicadas provas de matemática e de ciências da natureza. Quem teve problemas logísticos ou não pôde fazer por ter sido diagnosticado com o novo coronavírus terá direito a reaplicação.
Esta é a primeira vez que o exame nacional tem uma aplicação digital. No Tocantins, as provas foram aplicadas em Palmas em 11 locais. Ao todo, 42 laboratórios com computadores estavam disponíveis para os candidatos.
O Inep afirma que o modelo digital é piloto e deve ser implantado gradativamente. A meta é que o Enem seja 100% digital em todo o Brasil no prazo de 5 anos.
A versão impressa do Enem 2020 foi realizada em 17 e 24 de janeiro e no Tocantins os índices de abstenção foram de 54,4% no primeiro dia e 58,7% no segundo, ficando acima da média nacional nas duas etapas.
- 8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid
- 10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos
- 23 e 24 de fevereiro: reaplicação
- 29 de março: resultados