Representantes do instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estiveram nesta quarta, 19 e quinta-feira 20, participando do I Workshop do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (Cbhlc). O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Araguaína e teve como objetivo promover uma troca de experiências entre os municípios que fazem parte das duas bacias, estimulando o compartilhamento de projetos desenvolvidos em prol destas regiões.

Participaram do evento secretários municipais de Meio Ambiente de todos os municípios integrantes do Comitê formado pelos municípios de Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá. Além de representantes de empresas privadas, usuários de águas das bacias e sociedade civil.

Segundo a gerente de Controle de Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins, Vanessa Sardinha, o encontro surgiu da necessidade de haver um nivelamento entre os membros do Comitê, com propósito de identificar o que cada participante executa na área de recursos hídricos. “O encontro proporcionou aos membros do Comitê apresentarem suas necessidades, quando eles  abordaram as problemáticas de cada município”, enfatizou.

A gerente afirmou ainda que, discutiu-se a elaboração de uma agenda onde serão elencadas de comum acordo com os membros, as atuações do Comitê em todas as áreas, no sentido de entrar no planejamento de execução do próximo ano.

Na ocasião, a gerência apresentou a estrutura do órgão com ênfase na outorga, um levantamento da quantidade de outorgas e as atividades existentes em cada município, legislações que oferecem sustentabilidade ao tema e ainda enfocou a segurança de barragens e cadastro de usuários.

Meio ambiente

O coordenador da Unidade Regional de Araguaína, Rodrigo Borges, também participou do workshop, quando apresentou a atuação do Naturatins na execução das políticas públicas voltadas ao meio ambiente. Oportunidade que demonstrou alguns resultados das diretorias, bem como da Regional de Araguaína. “Além de ouvir os anseios dos representantes, discutimos com os participantes a problemática de cada município que compõe as bacias hidrográficas dos Rios Lontra e Corda”, ressaltou.

Para o gestor o resultado foi favorável. “Este encontro foi muito bom, porque recebemos diversos elogios pelo trabalho realizado por aqui. E isso nos motiva mais ainda a trabalhar sempre em conformidade com a legislação ambiental”, adiantou.

Durante o encontro a gerente, Vanessa Sardinha, destacou a prioridade das parcerias existentes entre o Naturatins e instituições como o Ministério Público (MP), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental e Agência Nacional de Águas (ANA).

“Nós enfocamos a necessidade das parcerias com as prefeituras. porque elas precisam denunciar a existência de propriedades que estão usando os recursos hídricos sem a regularização”, apontou. E para finalizar disse que foi registrada presença reduzida da sociedade civil, haja vista o período de crise hídrica vivenciado pela população