Que o Parque Estadual do Jalapão é uma joia em meio ao cerrado tocantinense e que suas belezas naturais têm atraído mais e mais turistas a cada dia já não é novidade. Prova dessa descoberta é o crescente número de novos visitantes na região. Segundo os dados levantados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), no mês de novembro, as Dunas receberam 3.687 turistas, um aumento de 77,7% em relação a novembro de 2019. Outro atrativo que registrou aumento no número de visitantes foi a Cachoeira da Velha. No mês penúltimo mês deste ano, o local recebeu 2.140 visitantes – um aumento de 30,4 % em relação ao mesmo período de 2019.
De olho nesses resultados, a empresária Vanessa Pires Morales, proprietária de uma rede de hotéis e resorts, que conta com uma unidade em Palmas, esteve na tarde desta terça-feira, 15, no gabinete do Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. O encontro teve como objetivo fortalecer laços e apresentar um projeto voltado para o turismo ecológico, em especial nesse momento em que o turista brasileiro está mais interessado em conhecer as belezas naturais pelo interior do país.
A empresária tem planos audaciosos. Aproveitando o momento em que as pessoas estão em busca de locais mais isolados para passar férias e ter um maior contato com a natureza, ela pretende lançar um projeto de hospedagem que valorize ainda mais o Jalapão como destino. “Queremos aproveitar essa retomada para propor um formato de hospedagem que fortaleça o turismo ecológico e que contemple públicos que estão em busca de roteiros mais sossegados e que ofereçam aventura e conforto ao mesmo tempo. O Jalapão tem tudo isso é mais um pouco”, pontuou a empresária.
Durante o encontro, o titular da pasta, Tom Lyra, apontou para a investidora tudo o que tem sido feito pela gestão do Governador Mauro Carlesse, para fomentar ainda mais o turismo da Região do Jalapão.
“O Governo tem trabalhado arduamente para fortalecer o turismo regional e para atrair turistas de diversos estados brasileiros para conhecer o nosso Tocantins. No Jalapão, foram recuperadas estradas, desenvolvido projetos como o Selo TO Seguro que tem como objetivo garantir a segurança sanitária de todos que visitam o local, recuperação e implantação de quiosques e pontos de apoio na Cachoeira da Velha e nas Dunas. Essas ações comprovam nossa dedicação para transformar o trade turístico de nosso Estado em um dos modelos a ser seguido, principalmente no que diz respeito a preservação aliada ao desenvolvimento econômico e sustentável do setor”, concluiu.
Fonte: Adetuc