A Aprohot – Associação dos Proprietários de Hotéis e Pousadas do Guarujá, em conjunto com a Polícia Militar/SP e GCM – Guarda Civil Municipal de Guarujá criaram a “ HOTELARIA SOLIDÁRIA”, um programa de segurança que envolve as Forças Públicas de Segurança e a Rede Hoteleira do Guarujá.

O objetivo central do programa Hotelaria Solidária é compartilhar informações entre os Hotéis, Pousadas e Hostels, a Polícia Militar e a Guarda Civil do Guarujá, promovendo a proteção de funcionários, hóspedes, moradores e turistas nas redondezas dos estabelecimentos, objetivando maior segurança e melhor proteção de todos.

O Presidente da Aprohot, Sr José de Avila, a Vice-Presidente Silvia Bernardes e o corpo diretivo da Associação Maria de Jesus Mari, Ieda Maria Biscola, Dominici Merari e Erasmo Soares da Fonseca Junior pensaram em como seria importante fortalecer o relacionamento entre a polícia e a rede hoteleira para garantir que o Guarujá seja um lugar seguro para as pessoas passarem suas férias.

A ideia teve aceitação imediata dos Comandantes das Forças de Segurança do Guarujá (Polícia Militar do Estado de São Paulo e Guarda Civil Metropolitana do Guarujá), e deu origem um canal de comunicação no whatsapp com todos os hoteleiros da Associação, todos os Comandantes e seus assessores diretos para que em caso de emergência e, após ligação para o 190 ou 153, dependendo do tipo de ocorrência,  fosse possível passar mais detalhes da mesma a fim de atender o chamado o mais rapidamente possível.

Desde o início da “Hotelaria Solidária” os policiais passaram a visitar todas as unidades hoteleiras da APROHOT, ou seja, hotéis, pousadas, hostels, guesthouses e flats com o intuito de estreitar o relacionamento com os proprietários e gerentes e conhecer suas demandas e preocupações.

Palestras, encontros e bate papos entre hoteleiros e funcionários das unidades foram feitos para a implementação do plano e são previstos novos encontros para que os hoteleiros e seus colaboradores possam ser capacitados pelos policiais com técnicas de identificação das diversas prováveis situações de perigo a fim de que possam ser imediatamente identificadas e coibidas.

Outras ações como o envio imediato de imagens das câmeras da rede hoteleira em caso de suspeitas ou ocorrências, ajudam na celeridade da resolução dos casos.

O grupo elaborou também panfleto impresso com dicas de segurança que são entregues aos hóspedes  no momento do check-in para que possam desfrutar de férias mais seguras.

“Trabalhar para a segurança da comunidade é nosso dever principal. A Aprohot está de parabéns pela ideia.”, afirmou o Capitão Adriano José Silva de Vasconcelos, Comandante da 5a Cia da Polícia Militar de Guarujá/SP, o maior incentivador do programa e coordenador do grupo administrativo de trabalho.

 

“Com o programa HOTELARIA SOLIDÁRIA, a rede hoteleira ajuda as forças de segurança com um Serviço de Inteligência” enfatiza a Capitã Patrícia Alves da Silva,  Comandante da 1a. Cia. da Polícia Militar de Guarujá/SPcuja participação está sendo de suma importância para o sucesso do programa.

 

“Estamos aqui para servir à comunidade. A GCM apoia o programa HOTELARIA SOLIDÁRIA da APROHOT.”, afirma o Comandante Luiz Carlos Mariano da Guarda Civil Metropolitana de Guarujá/SP, autoridade que introduziu a GCM no programa, com o apoio do ex-Secretário da Sedecon – Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social, Sr. Luiz Claudio Venâncio Alves.

 

“Uma das prioridades de uma Estância Turística  éoferecer segurança a quem nos visita” diz Silvia Bernardes, Vice – Presidente da APROHOT

 

“Nós hoteleiros passamos a nos sentir muito mais seguros e acolhidos pelas Forças Policiais envolvidas, a partir do momento em que pudemos conhecê-los pessoalmente assim como o trabalho que realizam em prol de nossa comunidade e dos turistas que visitam nossa cidade.

A inteligência compartilhada pelos estabelecimentos da rede hoteleira participante tem ajudado, desde sua criação (outubro/2021), as Forças Policiais a responder rapidamente a situações de risco de hóspedes ou de colaboradores, dando maior tranquilidade a todos, afirma o Sr. José de Ávila, Presidente da APROHOT.