O índice de ocupação de UTI Covid no Tocantins chega a 90%. São apenas cinco UTIs em unidades públicas do TO. Os dois maiores hospitais estão com ocupação também neste índice. A situação é preocupante.
O Hospital Geral de palmas tem 90% de ocupação das UTIs o Regional de Araguaína também está com o mesmo índice. Vários familiares de internados por Covid em UPAs em Palmas relatam o medo Caso seja necessário a transferência para uma UTI.
O estado tem disponíveis vários leitos em hospitais particulares e promete para os próximos dias o início do funcionamento do hospital estadual que vai atender pacientes com covid em Palmas na estrutura do hospital oncológico.
Leitos
Segundo Edgar Tollini afirmou ontem, o Tocantins ampliou em 121% o número de leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19. “Hoje, temos 123 leitos de UTI e 237 leitos clínicos para os pacientes Covid-19.
Em abril, o Estado contava com 163 leitos próprios para atendimento; agora em agosto, já conta com 360 leitos próprios e contratados nas redes privada, municipal e filantrópicos. Um aumento de 121% na capacidade de atendimento em menos de quatro meses e, em breve, serão entregues mais leitos de UTI, em Gurupi [10] e Augustinópolis [10]”, frisou.
A demanda por leitos de UTIs aumentou em mais de 300% as transferências de pacientes que necessitam de UTI, os quais requerem estabilização, bem como uma equipe multiprofissional e profissional para transporte com segurança.
“Lembrando que, além das demandas decorrentes da pandemia, recebemos os pacientes de urgência com outras patologias que também são nossa preocupação”, afirmou o gestor.