Os reeducandos do regime semiaberto da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) iniciaram a construção do seu novo alojamento, que passará dos atuais 45 metros quadrados para 126 metros quadrados. O novo alojamento terá capacidade para abrigar 50 reeducandos, o dobro da capacidade atual, com novos dormitórios e banheiros. As obras estão sendo executadas pelo grupo de 15 reeducandos que iniciaram as aulas práticas do curso de pedreiro de alvenaria.

 

O curso profissionalizante na área da construção civil está sendo ministrado e certificado pelo Instituto Natura Vida -INA. Os reeducandos estão sendo capacitados com formação de pedreiro, encanador e eletricista predial para executarem projetos de alvenaria. Esta é mais uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça, em parceria com a Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão na CPP Palmas e na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína.

 

Ao todo serão 480 horas/aula de formação, divididas em três módulos. Além dos 15 reeducandos da CPP Palmas, 23 reeducandos da UTPBG estão sendo capacitados. Em Araguaína, as aulas práticas começam nas próximas semanas, quando os alunos trabalharão na ampliação da área de manutenção e na construção de novos canteiros para a horta da unidade prisional.

 

Os cursos são oferecidos aos reeducandos que estão em regime semiaberto e trabalham nas dependências das unidades, com o objetivo de qualificá-los para o mercado de trabalho, criando alternativa de retorno à sociedade,  sendo ainda beneficiados com a diminuição da pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal. Essa é a primeira vez que este curso é ministrado em uma unidade prisional do Tocantins.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação