Rogério Tortola – Gazeta do Cerrado
O Governo do Tocantins vem prometendo há alguns dias uma reforma para tornar o Estado mais eficiente.
A Gazeta do Cerrado conversou com o secretário de comunicação, João Neto, para saber em que pé anda a tão aguardada reforma.
Reforma à vista
Segundo ele, o comitê responsável pela reforma, deve entregar até sexta-feira, 28, o projeto que busca antes de qualquer coisa, enquadrar o Tocantins dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“O enquadramento é algo que não podemos perder o foco, mas principalmente colocar o Estado nos rumos do investimento e não só ficar administrando folha de pagamento, como nos últimos dez anos”, destacou o secretário.
João Neto ressaltou ainda, que o objetivo do governador é colocar o Estado para caminhar no rumo do desenvolvimento. Fazer com que a iniciativa privada tenha condições de gerar mais empregos, tirando este protagonismo do Estado.
Esta reforma passa por redução no número de secretarias e enxugamento da folha.
“Não existe solução fácil, o que a gente espera é que as pessoas entendam que o Estado está caminhando para o desenvolvimento e toda a população vai ganhar com isso. A questão é ter paciência e acreditar que existe outro modo de fazer a gestão, e não transformando o Estado em um cabide de empregos”, disse o secretário.
Governo Carlesse começa em 2019
Tudo indica que já no dia 1º, durante o pronunciamento, como Governador eleito, Carlesse apresente algumas dessas mudanças. O governo ainda sofre com as limitações impostas pelo processo eleitoral.
“O Governo Carlesse só começa em 2019, até agora estávamos administrando o que era o governo Marcelo Miranda e ainda foi um ano de eleições”, finaliza o secretário.