Maria José Cotrim

O governo estadual irá publicar no Diário Oficial nos próximos dias a reforma administrativa que está sendo trabalhada minuciosamente por uma comissão de técnicos.

Conforme a Gazeta apurou, o foco é diminuir gastos porém sem demitir pessoal. O foco então é no enxugamento da estrutura. Um dos passos será, por exemplo, unir no mesmo prédio a Adapec, Ruraltins e até Naturatins no inclusive em alguns municípios, o que gera economia de material também.

Além da Centralização de algumas estruturas, algumas pastas serão unidas como as pastas do Planejamento e da Fazenda, atualmente as duas são comandadas por Sandro Armando.

Gastos que parecem ser mínimos mas que oneram a máquina, como impressoras, por exemplo devem ser reduzidos. Está em estudo também um aplicativo que seria uma espécie de “Uber do governo” para cortar gastos com veículos oficiais.

Comunicação

Não está confirmado ainda nenhuma alteração na área de Comunicação porém há uma análise em curso. A pasta é de importância vital para a gestão porque trata da estratégia comunicacional para o Estado bem como a produção e distribuição de informações para a população. A atual estrutura da pasta permite ainda canalizar os fluxos de informação dos órgãos da gestão. Uma suposta redução na estrutura prejudicaria uma área imprescindível para qualquer gestão.