Distante de Palmas cerca de 120km, o município de Monte do Carmo vai receber nesta terça-feira, 20, a Operação Integrada de Fiscalização Contra os Incêndios Florestais. A ação é do Governo do Tocantins, por meio do Comitê Estadual do Fogo, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militares e parceiros. Além de verificar por onde o fogo passou nos últimos dias e meses, o trabalho visa também prevenir novos focos.

Da mesma forma como já ocorreu em outras cinco edições da Operação Integrada, em Monte do Carmo também haverá dezenas de militares e fiscais, além de viaturas e helicóptero que vão percorrer a região até o final de semana.

“As operações ganham corpo por serem integradas, e a gente consegue inibir o surgimento de novos focos. As equipes percorrem as rotas e, avistando focos de incêndios florestais ou qualquer crime ambiental, elas vão autuar os proprietários”, afirmou o Tenente-Coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Ao longo dos últimos dias, diversas equipes percorreram rotas nas regiões Central e Sul do Estado. E os resultados já apareceram, com a inibição das ações contra o meio ambiente. Na Serra do Lajeado, por exemplo, não foram encontrados novos focos de incêndio na última semana.

“Os fiscais aproveitam para avaliar e registrar as áreas queimadas para checarem as responsabilidade dos proprietários, depois. No interior do Estado, como Paranã, Talismã, Alvorada e Dianópolis, o trabalho também segue o mesmo roteiro”, destacou o Tenente-Coronel.

Alves afirma também que a divulgação antecipada da Operação gera retorno. “Já faz diminuir os novos focos. E isso também é um ganho para a sociedade”, assegurou.

“A gente está escolhendo áreas onde, após verificação dos registros do satélite do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], percebe-se um acúmulo de focos de incêndio. Nesse momento, Monte do Carmo se destaca e por isso o motivo da Operação Integrada”, argumentou o coordenador-adjunto.

As ações têm a parceria com o Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público Estadual, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Naturatins e a Defesa Civil Municipal de Monte do Carmo, que assim como ocorre em Palmas, contará com apoio da Guarda Municipal.

“E a gente lembra que ainda é crime colocar fogo nesse período. A Portaria do Naturatins, com essa restrição, vai até o dia 13 de novembro”, concluiu Erisvaldo Alves.

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo Tocantins