No formato Monitoria PPL, o curso beneficia financeiramente o custodiado que repassa o conhecimento técnico aos demais - Foto - Tainara Saraiva/Governo do Tocantins

No formato Monitoria PPL, o curso beneficia financeiramente o custodiado que repassa o conhecimento técnico aos demais – Foto – Tainara Saraiva/Governo do Tocantins

Objetivando a formação profissional e educacional das pessoas privadas de liberdade, com melhores alternativas de reinserção social e remuneração após o cumprimento da pena, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nesta sexta-feira, 08, a formatura de 21 custodiados no curso de Construção Civil pela modalidade Monitoria PPL, na Unidade de Tratamento Penal Regional Barra da Grota, em Araguaína.

O curso coordenado pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, teve duração de 30 dias úteis e contou com carga horária de 240 horas, sendo distribuídas em 40 horas de aulas teóricas e 200 horas de aulas práticas.

Presente na cerimônia, o secretário executivo da Seciju, Hélio Marques, enfatizou a importância da profissionalização dos custodiados. “Parabenizo a todos os formandos pela dedicação em concluir este curso, que contribuirá significativamente no retorno à sociedade e sustento de suas famílias. Temos nos esforçado para proporcionar cada vez mais capacitações nas unidades penais tocantinenses. Este curso, por exemplo, é resultado de uma busca incessante por recursos oriundos do Governo Federal, por meio de Transferência Fundo a Fundo, para investidura no ensino profissionalizante”, disse o gestor.

Cerimônia contou com a presença de gestores da Pasta e autoridades do Judiciário - Foto - Tainara Saraiva/Governo do Tocantins

Cerimônia contou com a presença de gestores da Pasta e autoridades do Judiciário – Foto – Tainara Saraiva/Governo do Tocantins

Para o chefe da UTPRBG, Paulo Freitas, a formatura de mais uma turma de custodiados reforça o compromisso da Polícia Penal do Tocantins com o Sistema Prisional e a sociedade. “Aqui na Unidade, sempre trabalhamos com foco na educação continuada e cursos profissionalizantes, como ferramenta de transformação para a vida dos custodiados. Dessa forma, conseguimos incentivar o bom comportamento do preso para que ele seja inserido nesses projetos e também beneficiá-lo com remição de pena através do estudo e trabalho, cumprindo nosso papel dentro da Lei de Execução Penal (LEP), mostrando que a Polícia Penal tem esse compromisso com o Sistema Prisional e com a sociedade,” afirmou.

Também estiveram na cerimônia o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Noleto; a Agente Analista em Execução Penal, Rita de Cássia; o Assessor de Gabinete, Villy Guimarães, representando o Promotor de Justiça da 13ª Promotoria de Araguaína, Gustavo Schult; a Defensora Pública do Estado, Jade Sousa; o Sargento Adilson Soares, representando o Tenente-coronel Valdeonne Dias, do 2ª Batalhão da Polícia Militar de Araguaína; o Tenente-coronel Sidmarcos Mesquita, comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros Militares de Araguaína.

Objetivo do curso e início da segunda turma

A capacitação conta com 200 horas de aulas práticas - Foto - Tainara Saraiva/Governo do Tocantins

A capacitação conta com 200 horas de aulas práticas – Foto – Tainara Saraiva/Governo do Tocantins

Além da cerimônia de formatura, também houve no mesmo evento, a aula inaugural da segunda turma do mesmo curso, do qual tem tido aproveitamento das aulas práticas na construção de um galpão estrutural, que servirá como suporte para oficinas de artefatos de concreto, serralheria e fábrica de estofados, que ocorrerão na UTPRBG, assegurando dessa forma, a capacitação contínua de pessoas privadas de liberdade da Unidade.

Depois desse curso, a tendência é melhorar minha renda lá fora, pois Araguaína está crescendo e a mão de obra para construção civil está em falta, então esse curso só veio agregar conhecimento e me preparar para o mercado de trabalho”, disse um dos custodiados da turma de formandos.

Vale ressaltar que ambas as turmas contarão com a Monitoria PPL, que se trata de aulas ministradas por um custodiado que tem o conhecimento técnico referente à área ofertada.

Fonte – Ascom Seciju