As cópias integrais do processo que motivou a operação Reis do Gado da Polícia Federal (PF) são solicitadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em requerimento aprovado em regime de urgência na tarde desta quarta-feira, 30. No texto, Damaso alega que os deputados precisam conhecer “as graves imputações noticiadas pela imprensa” para que possam se manifestar sobre elas.
De acordo com a PF, a operação investiga um esquema de lavagem de dinheiro público no Tocantins. Foram expedidos oito mandados de prisão temporária, 24 de condução coercitiva e 76 de busca e apreensão, em cinco estados. Membros da família do governador Marcelo Miranda estão envolvidos, inclusive o pai, Brito Miranda, e o irmão, Júnior Miranda.
O nome da operação faz referência à compra e venda de gado que, pelo volume excessivo, não caberia dentro das propriedades rurais alegadas, fato que chamou a atenção dos investigadores. O caso está no STJ uma vez que o governador tem foro privilegiado.