A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), em parceria com a Associação Comercial de Colinas, promoveu no município a palestra “Diálogo com Empreendedores”, nesta quinta-feira, 1º. Cerca de 180 pessoas participaram dentre empresários, contadores, advogados, estudantes do curso de Direito, prestadores de serviços e autônomos, além de entidades classistas representativas.

Direitos Básicos do Consumidor(-Art. 6º da Lei 8078/1990) e práticas abusivas, contidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), foram abordados pela palestrante, ]a advogada Liliane Borges. Ela enfatizou comportamentos que assegurem a proteção e o respeito nas relações de consumo.

A vulnerabilidade do consumidor por ausência de orientação é reconhecida e o Procon, através da Gerência de Educação para o Consumo, está dinamizando estes encontros com segmentos da sociedade para preencher as referidas lacunas de informação, como afirmou o superintendente do Procon, Nelito Veira Cavalcante, “equilibrando as relações de economia”.

Representando o prefeito José Santana Neto, a Secretária Elma Davi avaliou a presença informativa do Procon Tocantins em Colinas como de conteúdo diferenciado e explicativo, devendo “mudar o perfil da sociedade empreendedora”.

Comerciantes e empresários segundo ela, cometem erros com relação ao consumidor por falta de conhecimento. O consumidor, prosseguiu,  é o principal ator do grande negócio e deve ser tratado de maneira expressiva e com bom atendimento, de forma a não acarretar prejuízos para sua empresa.

A palestrante Liliane Borges e o gerente de Fiscalização do Procon, Magno Pinto interagiram com o público e responderam perguntas sobre assuntos variados como promoção para pagamento à vista e apenas no débito; ofertas de descontos; obrigatoriedade de adquirir a garantia estendida em compra de produtos; aceitação pelo estabelecimento da aceitação de todas as bandeiras de cartão de crédito.

Fonte: Ascom Procon TO