Gestores escolares de todo o País já podem acessar os relatórios do Censo Escolar 2016, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Até o dia 18 de abril, os responsáveis pelo cadastramento dos dados no sistema Educacenso poderão realizar retificações, caso seja necessário, quanto ao rendimento e movimento (aprovação e reprovação) informados no módulo Situação do Aluno.

Alunos da Escola Estadual Vila União (OBMEP)  fotos Elias Oliveira  (2)

No Tocantins, sete escolas da rede estadual terão a oportunidade de inserir os dados no Educacenso, pois elas não haviam encerrado o ano letivo até a data de fechamento do Educacenso. Ciente da situação, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) solicitou a exceção ao Inep, que concedeu a prerrogativa para estas unidades de ensino.

O coordenador Estadual do Censo Escolar, Osvaldo Dantas, reforça a necessidade de conferir os dados preenchidos no Educacenso. “Esta é a última chance para que as escolas possam checar todas as informações e proceder às correções, se necessário. Vale lembrar que apenas estas sete escolas, que receberam esse benefício do Inep, poderão inserir novos dados. As demais poderão realizar apenas alterações ao que já foi informado no sistema”, frisa.

De acordo com o Inep, o relatório final do Censo Escolar 2016 deve ser divulgado dia 12 de maio deste ano.

O Censo

O recenseamento, realizado anualmente pelo Inep, proporciona o conhecimento da realidade escolar brasileira em diversos aspectos. Os dados do Censo Escolar são fundamentais para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento de ações na área educacional, sendo utilizados ainda para a distribuição de recursos às unidades escolares.

A Seduc é responsável por coordenar a coleta na rede estadual de ensino alertando as escolas sobre a necessidade de cumprir os prazos do recenseamento, além de mobilizar as unidades escolares e zelar para que a totalidade delas responda ao Censo. A Pasta também orienta e auxilia os gestores e técnicos responsáveis pela inserção dos dados no sistema, com o apoio das Diretorias Regionais de Educação.