O Instagram lançou, na últimas semanas, mais uma série de funcionalidades para os usuários. Desta vez, a rede social decidiu concentrar as novidades na criação de Reels (vídeos).
Entre as novas funções, estão o Remix de fotos, o Dual capture – recurso que possibilita gravar com as câmeras frontal e traseira do telefone ao mesmo tempo –, figurinhas (stickers) interativas e fixação de posts no feed.
Segundo a assessoria de imprensa do Instagram, todas as funcionalidades já estão disponíveis no Brasil.
Veja as funcionalidades abaixo:
Remix de fotos
Instagram vai possibilitar o remix de fotos no Reels. — Foto: Divulgação
O Remix do Reels também permitirá remixar fotos.
As fotos são a base do Instagram , mas antes só era possível gravar um Reels Remix com outro vídeo. No entanto, a partir de agora os criadores poderão explorar ainda mais a sua criatividade e adicionar seu próprio toque nas publicações.
O Remix também ganhou novos layouts para experimentar, como a tela verde para aplicar o fundo que o usuário quiser e novas possibilidades para posicionar o Reel ao lado, abaixo ou depois do conteúdo que está sendo remixado.
Para utilizar o recurso, o usuário deve clicar no ícone de três pontos em uma imagem do feed para encontrar a opção “Remixar essa foto” entre as opções “Adicionar a favoritos” e “Sobre esta conta”.
Dual capture
Instagram irá possibilitar a captura com as duas câmeras do celular. — Foto: Divulgação
O Instagram também adicionou o Dual capture, recurso que possibilita gravar com as câmeras frontal e traseira do telefone ao mesmo tempo, facilitando a edição e a captura.
Essa novidade dá aos criadores a opção de gravar um conteúdo e também a sua reação ao mesmo tempo.
Para utilizar a função, o usuário deve seguir os seguintes passos:
- Depois de ligar a câmera, tocar no ícone da câmera, localizado no lado inferior esquerdo;
- O Instagram vai abrir uma segunda janela no lado direito superior da tela – é possível arrastar essa segunda janela pela tela antes de começar a gravação do Reel. Também é possível escolher qual das duas câmeras, a frontal ou a traseira, ocupará o primeiro plano da gravação;
- Iniciar a gravação tocando no botão de captura;
- Para interromper a gravação, também tocar no botão de captura ou no botão “Next”, na parte inferior direita da tela.
Reels de 90 segundos
Com a possibilidade de fazer Reel de 90 segundos, Instagram quer incentivas conteúdos mais extensos. — Foto: Reprodução
A plataforma aumentou o tempo máximo de Reels para 90 segundos.
A ampliação para 60 segundos já havia ocorrido no ano passado. No entanto, usuários pediram mais ainda mais tempo – uma medida considerada necessária para a publicação de conteúdos mais extensos.
A extensão deverá ser escolhida na tela de edição do Reels.
Um círculo pontilhado com o número 15 em seu interior está localizado entre ícone da nota musical e do “1X”.
Ao tocar nele, o usuário poderá escolher a duração do Reel: 15, 30, 60 ou 90 segundos.
Fixar posts do feed
A primeira imagem à esquerda está marcada com o símbolo do alfinete, mostrando que está fixada. — Foto: Reprodução
Com esse recurso, o usuário poderá fixar publicações importantes na visualização do perfil. Dessa forma, será possível destacar conteúdos mais relevantes.
Para fixar o conteúdo, o procedimento é o seguinte:
- Clicar no botão de três pontos da publicação desejada;
- Procurar por “Fixar no meu perfil”;
- Escolher até três conteúdos.
O conteúdo irá aparecer na primeira linha e terá um ícone branco de alfinete.
Figurinhas interativas
A plataforma espera aumentar o engajamento por meio de figurinhas interativas. — Foto: Reprodução
O Instagram agora permite a utilização de figurinhas (stickers) interativas no Reels para garantir mais interação entre o criador do conteúdo e o público.
Estão liberadas figurinhas de enquetes, quiz, e barrinhas de emojis deslizantes.
Importação de áudios externos para o Reels
Usuário pode importar áudio externo o Instagram. — Foto: Reprodução
A plataforma passou a possibilitar a importação de sons externos que poderão ser usados como trilha do Reel, contanto que não haja violação de direitos autorais.
Dessa forma, o usuário deixa de ficar restrito às músicas e efeitos sonoros fornecidos pelo próprio Instagram.
Para ser usado, o áudio deverá estar na galeria do celular. O upload precisa ser feito no momento da edição do Reel.
Fonte: G1