Por Marco Aurélio Jacob

Esta semana, o diretor da Gazeta Marco Aurélio Jacob fez um vídeo que mostra o fechamento da Galeria Aman, uma galeria de artes privada que fechou as portas recentemente.

Vemos o mercado das artes como um dos exponenciais da Economia Criativa e mostra muito retorno inclusive como setor econômico mundial. É uma cadeia de trabalho valorosa que incentiva a produção local, o turismo, o mercado e os eventos, podendo ser inclusive fomentada como entretenimento ou atração cultural para o trade turístico.

Artes: Setor economicamente ativo

 

O Setor de vendas de artes registrou em 2022 o montante em vendas de US$ 67,8 bilhões, com crescimento de 3% em relação ao ano anterior, segundo dados do relatório “The Art Market 2023”, produzido pelo banco suíço UBS e pela Art Basel, uma das principais feiras de arte do mundo.

Já no Brasil, o mercado é valorizado, o site Peneira Cultural fez um artigo com os 10 artistas brasileiros mais valorizados, da uma olhada aqui.

Entre os artista de Palmas, a Galeria Aman, mantinha um acervo permanente de “Artistas Residentes” como:

– Pierre de Freitas @pierredefreitas
– Solange Alves @solange.alves.583
– Ronan Gonçalves (Rogo) @rogoart
– Sérgio Lobo @sergiolobbo
– Marcos Dutra @marcosdutrarte

As suas obras ainda estão em a disposição para vendas no site na Galeria, pelo menos até que ela reabra suas portas: site www.amangaleria.com

Arte Urbana

 

Além de estimular a inteligência e a utilização de ambos os lados do cérebro, já nas aulas de artes incluídas no ensino fundamental. Assim como terapias para diversas patologias ou distúrbios físicos ou mentais. Atua como terapia ocupacional e em diversas vertentes e aplicabilidades cotidianas, como no design, na arquitetura, na decoração, na estilização de fachadas, muros e painéis como estes aqui em Manaus (fotos @MarcoJacobBrasil):

 

Ou aqui em Palmas mesmo, que existem vários, como no Espaço Cultural, no Shopping Capim Dourado e este aqui na UFT:

 

 

Vários artistas e o público em geral receberam com tristeza o fato e comentaram e compartilharam o vídeo publicado no Instagram @GazetaDoCerrado:

 

Em resposta ao material e a repercussão do vídeo, a assessoria da Galeria Aman nos enviou uma nota com uma notícia boa, que a Galeria irá reabrir até o final do ano em espaço próprio.

Aproveitamos e perguntamos sobre como está o mercado das artes no Tocantins e no Brasil. Veja a nota na integra:

 

Nota

 

A Galeria Aman vem por meio desta esclarecer a notícia que sugeria o fechamento definitivo da galeria. Estamos, na realidade, em um período de transição, durante o qual fechamos temporariamente nosso espaço físico enquanto damos andamento à construção de nossa sede própria.

A Aman nasceu com o intuito de potencializar a arte em nossa região e, por consequência, valorizar os artistas genuinamente tocantinenses, sempre os priorizando em suas exposições. Desde o início de nossa jornada, buscamos incessantemente um espaço adequado para receber as obras de arte que tanto nos encantam e que desejamos compartilhar com o público. Nesse sentido, decidimos dedicar esforços para a concretização desse sonho, o que nos levou a interromper temporariamente as atividades presenciais da galeria.

Entretanto, queremos assegurar aos apreciadores e clientes que a Galeria Aman continua ativa e engajada em promover a arte e a cultura. Assim como sempre foi, realizando eventos multiculturais e se tornando um ponto de encontro para os amantes e admiradores de arte. Reforçamos que mantemos nossos serviços por meio do e-commerce, acessível pelo site www.amangaleria.com e estamos disponíveis para atendimentos mediante agendamento prévio, com um acervo fantástico e super variado. Enquanto isso, planejamos intervenções para garantir que nossos clientes continuem aproveitando a arte que tanto amamos.

Além disso, estamos empolgados em anunciar que estamos expandindo nossa presença digital! Agora, você pode nos encontrar e acompanhar nossas novidades através do nosso perfil no Instagram: @aman.espaco. Estaremos produzindo conteúdo exclusivo para as redes sociais, proporcionando uma experiência imersiva e interativa com a arte e a cultura. É uma maneira de aproximar as pessoas da Galeria Aman e das obras que comercializamos, além de criar um espaço virtual para compartilhar reflexões, inspirações e novidades do mundo da arte.

Em relação à construção da nossa sede própria, estamos empenhados em concretizar esse projeto o mais breve possível. Prevemos a inauguração até o final do segundo semestre deste ano, proporcionando um espaço único e inspirador para todos.

No momento, observamos um crescimento contínuo no mercado de arte, impulsionado pela conectividade e pela emergência de uma nova geração de apreciadores de arte em Palmas e em todo o Brasil. Apostamos nesse sucesso também regionalmente.

No Tocantins, também acreditamos na sustentabilidade do setor de arte. Através de uma gestão financeira eficiente e estratégias de marketing bem elaboradas, é possível alcançar o sucesso e contribuir para o fomento da cultura local.

Em nosso novo espaço, vamos manter nossa proposta original, porém, com algumas novidades. Estamos atentos às tendências nacionais e internacionais para elevar ainda mais a experiência artística em Palmas.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos durante este período de transição. Estamos ansiosos para compartilhar nosso novo espaço com vocês em breve!

 

Arquivo Gazeta sobre a AMAN:

 

Vídeo Reportagem da Exposição Aconchego, em comemoração de um ano de AMAN:

 

 

Galeria de fotos (fotos por @MarcoJacobBrasil):