“Esta é uma vitória de todos nós palmenses. No ano em que cidade completará 30 anos, vamos transformá-la num canteiro de obras, levando melhorias para muitas quadras e consolidando estruturas que necessitam de uma atualização, mas beneficiando toda a cidade”. Assim a prefeita Cinthia Ribeiro comemorou a decisão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que aprovou nesta terça-feira (27) o pedido de contratação de um empréstimo externo entre o Município de Palmas e a Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de US$ 60,87 milhões. A matéria deve ser votada ainda nesta tarde pelo plenário.
O recurso será aplicado na realização de obras de infraestrutura em vários setores, por meio do Programa de Requalificação Urbana – Palmas para o Futuro, dentre eles o Jardim Taquari as quadras Arne 54 e 64, de remanescentes do antigo povoado Canela, e ainda os bairros como Morada do Sol I e III. “Nesses sete meses de gestão conseguimos avançar em muitas coisas e a aprovação desse empréstimo, consolida um novo momento na história política de Palmas e do Tocantins ”, acrescentou a prefeita.
Os valores estão previstos para serem liberados no período de 2018 a 2022, de acordo com o relatório da senadora Rose de Freitas (Pode-ES). Convertidos à cotação do dólar de hoje, o empréstimo será da ordem de R$ 237 milhões de reais.
A reunião deliberativa da CAE foi presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB) e contou com a atuação destacada do senador Vicentinho Alves (PR) que elogia a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro. “É tão bom aprovarmos um projeto de financiamento onde a prefeitura está enquadrada no item A, que é raríssimo nesse país, com certeza esse recurso na mão da prefeita Cinthia Ribeiro vai ser muito bem administrado, portanto voto pela aprovação” registrou.
O senador Guaracy Silveira (DC), suplente da senadora Kátia Abreu (PDT), também defendeu o projeto, disse que a prefeitura tem todas as condições de obter esse financiamento e acredita que os recursos serão muito bem administrados.
Trâmite
A prefeita destaca o trâmite da matéria desde que ela foi enviada do Ministério da Fazenda para a Casa Civil da Presidência da República, no último dia 14. “Em menos de 48 horas o pedido de empréstimo saiu da Presidência da República, foi lido em plenário, enviada à CAE, onde entrou como item extra-pauta, foi aprovado nesta importante comissão, que também aprovou requerimento de urgência para que ela seja apreciada em plenário ainda hoje. É um trabalho que poucos gestores conseguem fazer, e sou grata, em especial ao senador Vicentinho Alves, ao deputado federal Vicentinho Júnior e ao senador eleito Eduardo Gomes, pela forte atuação que assegurou esse trâmite célere”, enfatizou Cinthia.
Apoio ao Tocantins
Em ligação feita à prefeita Cinthia, a relatora Rose de Freitas contou que esta é a segunda vez que sua história cruza com a história do Tocantins. Ela narrou que quando da criação do Estado faltavam seis assinaturas para que a Assembleia Constituinte aprovasse a divisão do Estado de Goiás, e o então deputado federal Siqueira Campos saiu em busca das assinaturas de seus pares. A senadora diz que imediatamente atendeu ao chamado, e dessa forma, contribuiu para a criação do Estado. Este é o segundo momento em que é convidada a um apoio semelhante, desta vez à Capital, disse à senadora. Ela destacou ainda à Prefeita que faz questão de apoiar uma gestão que têm à sua frente uma mulher.
Mobilidade e meio ambiente
O objetivo da tomada de empréstimo é melhorar as condições de mobilidade da população e de acesso aos serviços públicos essenciais, por meio da realização de gastos nos seguintes componentes: pavimentação e sinalização de vias urbanas, drenagem urbana, iluminação, equipamentos públicos, habitação e ações socioambientais.
Representando a prefeita Cinthia Ribeiro que encontra-se em São Caetano (SP), na 74ª Reunião Ordinária da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), os secretários de Governo e Relações Institucionais, César Guimarães e de Captação de Recursos e Energias Renováveis, Eduardo Mantoan, acompanham em Brasília, toda a tramitação da matéria.
Com informações da Agência Senado