Maria José Cotrim
A líder religiosa do Tocantins, Dona Romana, inspirou uma das personagens da novela “O Outro lado do Paraíso” que começou nesta segunda-feira e mostra um pouco das belezas naturais do Tocantins. Mesmo sendo interpretada por uma das melhores atrizes do país, Fernanda Montenegro, a “representação” da líder dividiu opiniões e algumas pessoas se manifestaram nas redes sociais sobre o assunto.
“Queria que soubessem também que Dona Romana é uma mulher NEGRA muito representativa para nós. Ver a Fernanda Montenegro construindo um personagem que é inspirado nela, com as falas e na casa dela, me incomodou. Mesmo a Fernanda Montenegro sendo a atriz maravilhosa que é, ela não representa o que é Dona Romana para nós”, postou uma Jornalista.
“Que emoção! Assistir D. Fernanda Montenegro interpretando nossa Mãe Romana”, comemorou outra moradora do Tocantins também nas redes sociais. Em debate sobre o assunto alguns defenderam porém que “talento não tem cor” e que o importante foi a representação da líder.
Alguns manteram os questionamentos: “Dona Romana é negra!! Respeitem nosso povo nego e a história de sofrimento e luta. Colocar uma atriz branca é inadimissivel ! Lamentável a atitude da rede globo, pra variar !” chegou a questioner outro morador da capital.
Uma produtora cultural que é da cidade que Dona Romana, Natividade, afirmou: “Acredito que temos mais aspectos positivos…so temos que mostrar e valorizar mais a Romana real em nosso dia a dia. Porque, na ficção, a grande Fernanda Montenegro é reconhecida por todos nós”, pontuou.
Dona Romana
Romana Pereira da Silva, nasceu em 1941, e ficou famosa pelas esculturas em pedra canga construídas numa enorme área ao redor de sua casa, em Natividade, a 200 quilômetros a sudeste de Palmas.
Ela acredita que seu santuário será a salvação do mundo. Seu quintal possui 5 mil metros
quadrados e parece um labirinto repleto de estátuas e construções em pedra e arame com detalhes de vidro que, de acordo com Mãe Romana, vai salvar o planeta da destruição completa por um asteróide que, segundo a profecia, vai se chocar com a terra e reequilibrar seu eixo de rotação. Ela se dedica a obra há 27 anos.
O jardim de pedras feito por ela e seus seguidores desde o início dos anos 90, seria um refúgio aos que querem sobreviver. Segundo ela, onde se encontra seu sítio faz parte do firmamento, por onde se passa penico central. Ela ainda diz que o local deve resistir por causa de suas esculturas que possuem energia capaz de conter a destruição