O município de Guaraí foi representado pela prefeita Fátima Coelho, durante o VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional, realizado em Brasília pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), durante os dias 16 e 18 de abril.


A gestora foi a única prefeita tocantinense a participar do evento, que contou com a participação de autoridades e especialistas da área, tendo como objetivo alinhar a execução da política de trabalho no Sistema Penal, além de abordar a oferta de trabalho às pessoas em cumprimento de pena nos regimes fechado, semiaberto, aberto, em medidas alternativas à prisão, em medidas de segurança e egressas do sistema prisional.

Durante o evento, a prefeita Fátima Coelho foi palestrante no painel com o tema “Parceria com o Executivo municipal para a sustentabilidade das oficinas permanentes de trabalho e contratação de pessoas no sistema penal”, ao lado do juiz Fábio Gonzaga, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Guaraí e o diretor da Unidade Penal Regional de Guaraí, Adriano Almeida.

Durante a participação, Fátima ressaltou a importância de conhecer boas práticas para melhorar o sistema penal. “Participar desse seminário nos permitiu discutir estratégias para incentivar o trabalho nas prisões e envolver órgãos de gestão e empresários nesse processo. Preparar os internos para a reintegração ao mercado de trabalho é essencial para a ressocialização e a redução da reincidência”, afirmou a gestora.