Elio é o primeiro quilombola a comandar a prefeitura de Chapada de Natividade – Foto – Arquivo Pessoal
Lucas Eurilio e Maju Cotrim
Dia da Consciência Negra. Dia de luta, resistência e representatividade. Há um erro gigante na História que não há como ser reparado tão facilmente. As estruturas sociais racistas e patriarcais ainda deixam as pessoas pretas, negras à mercê da miséria.
O quanto a representatividade, o “se ver” nos lugares, se enxergar em locais de poder, na TV, revistas é importante? É necessário fazer essa reflexão
Pretos são maioria da população brasileira, ainda assim, são os mais marginalizados, assassinados, vítimas e violência e maior população carcerária e com menos acesso à Educação de qualidade.
Será que apenas uma reparação histórica ajuda a consertar todos as atrocidades? NÃO! É preciso conscientizar em casa, nas escolas, nas ruas e mudar totalmente um sistema que sufoca, nossa gente, nossa juventude, nosso povo e nossas raízes.
Em Chapada de Natividade, região central do Tocantins, o prefeito eleito este ano é o primeiro quilombola a comandar a Prefeitura Municipal.
Elio Dionízio (PTB) conseguiu se eleger com 68,99% dos voto e Ao fim da apuração, foram 1.553 votos válidos no total.
O político tem 46 anos, é solteiro, tem ensino médio completo e declarou ao TSE a ocupação de servidor público municipal. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 25.000,00.
Seu vice é Noaldo (MDB) também de 46 anos.
Os dois fazem parte da coligação Juntos Pela Chapada Que Queremos, formada pelos partidos PTB e MDB.
Em entrevista à Gazeta do Cerrado nesta sexta-feira, 20, quando se celebra um dia histórico, Elio disse que não foram apenas as boas propostas de seu gorveno, mas também a representatividade.
“Com certeza a representatividade importa muito. Hoje como prefeito eleito, quero que nossa cidade seja parceira dos quilombos. Temos dois na cidade, mas a administração nunca deu prioridade aos quilombos”, disse
O político disse ainda que vai buscar as melhorias que conseguir para o município e sua população.
“Temos a Comunidade São José e outra aqui dentro da cidade. Nosso objetivo é buscar ajudar como os governos Estadual e Federal, trazer aquilo que é de melhor pra nossa gente”.
Questionado sobre qual serão as prioridades do seu mandato Elio afirmou que será um prefeito presente.
A gestão vai priorizar a Saúde, Educação e teremos um prefeito presente”, concluiu