Reprodução do pato-mergulhão passa por monitoramento no Jalapão

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 25/06/2019

Última atualização em 26/08/2019 11:01

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Entre os dias 17 e 21 de junho, uma equipe de técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Parque Estadual do Jalapão realizou ação de monitoramento do período reprodutivo do pato-mergulhão, de nome científico Mergus octosetaceus, em 2019. A ação percorreu alguns trechos do Rio Novo, ao longo da Área de Proteção Ambiental do Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão, para verificar e acompanhar a nidificação, ou seja, construção de ninhos da espécie.

Durante os trabalhos, foram percorridos 56 km nesse curso d’água e visualizados dois casais do pato-mergulhão. Também foram visitados locais de instalação de ninhos da espécie, utilizados em anos anteriores. Um desses ninhos foi registrado com 04 ovos, indicando o inicio do período reprodutivo com a verificação da postura e incubação dos ovos.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues adiantou que está sendo preparada uma expedição de pesquisa e conservação do pato-mergulhão na região do Jalapão, com previsão para agosto deste ano.

Na ocasião, durante uma semana, uma equipe de pesquisadores com o apoio e participação do Naturatins, percorrerá aproximadamente 145 km do Rio Novo, dentro da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, da APA e do Parque do Jalapão. O objetivo principal será efetuar a cobertura amostral das UC’s que formam o mosaico de conservação do Jalapão e seu entorno para avaliação da população de pato-mergulhão local, mapeamento das áreas, do sucesso reprodutivo e da dispersão.

Segundo o biólogo do Naturatins Marcelo Barbosa, a participação de servidores envolvidos diretamente nesse tipo de ação faz com que a equipe técnica acumule experiência para gerir as tomadas de decisão em prol da conservação da espécie. Ainda de acordo com Barbosa, essas ações são parte integrante do Plano de Ação Nacional da espécie, que conta com a participação anual de representantes do Naturatins no encontro de planejamento.

O Naturatins vem desenvolvendo esse tipo de trabalho desde 2007 e a cada ano tem procurado manter esforços para acompanhamento dos casais e apoiando iniciativas de conservação da espécie. Em 2019, a expedição será coordenada pelo pesquisador Paulo Zuqui da Fundação Pró-Natureza (Funatura), com apoio de outras instituições e pesquisadores.  A pesquisa terá abrangência nacional e será realizada durante 04 anos.

 

Equipe

A equipe foi composta pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, pelo biólogo e inspetor de Recursos Naturais, Marcelo Barbosa, pela inspetora de Recursos Naturais do Parque Estadual do Jalapão, Lauhana Aguiar e acompanhados pelo motorista Valdivanio Gomes.

Fonte: Ascom Naturatins

______________________________________________________________________

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

AgroPalmas
ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]