Equipe Gazeta do Cerrado 

O Republicanos, legenda comandada pelo governador Wanderlei Barbosa, entrou com pedido de suspensão do resultado de pesquisa Real Big Data no Tocantins. A sondagem nacional foi feita em todos os estados e apenas a do Tocantins teve esse pedido por parte do atual governador.

No dia 15 de julho a empresa registrou pesquisa eleitoral sob o número de identificação TO 09368/2022, com divulgação prevista para o dia 21/07/2022, para os cargos de Governador e Senador, para as eleições gerais de 2022, no Estado do Tocantins.

O jurídico do partido alega vícios no plano amostral e Irregularidade no questionário.

A juíza auxiliar Edsaamdra Barbosa da Silva Lourenço concedeu a suspensão em decisão liminar de hoje. “CONCEDO A TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA, liminarmente, para determinar que a representada abstenha-se de divulgar os resultados da pesquisa TO-00442/2022, com previsão para divulgação no dia 27/07/2022, até que regularize os vícios apontados, sob pena de multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos e cinco reais), por eventual descumprimento”, diz a juíza. O Instituto tem dois dias para apresentar defesa.

Decisão (29)

Pesquisa

“A manipulação de resultados de pesquisas eleitorais tem sido recorrente no Tocantins e no Brasil, devendo esta respeitável Justiça Especializada tomar todas as medidas no sentido de evitar que tal manipulação seja levada a efeito”, alegou o Republicanos para tentar barrar a divulgação do resultado.

O jurídico chegou a alegar que a divulgação “poderá trazer prejuízos irreparáveis aos seus pré-candidatos e ao pleito eleitoral como um todo, tendo em vista a influência que pode causar nos eleitores”.

O instituto

O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e divulga pesquisas em todo Estado. Nas eleições de 2020 no Tocantins acertou muitos resultados como na capital.

Medo?

Nos bastidores do meio político alguns questionaram qual seria o medo dos resultados do Instituto.

Última pesquisa

O último levantamento do instituto Real Time Big Data para o governo do Tocantins, encomendado pela Record TV e divulgado apontou empate técnico entre o ex-deputado federal e ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos), que estava na frente, e o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos). O desempenho similar é visto nos três cenários de intenções de voto da pesquisa estimulada, isto é, quando o entrevistado recebe os nomes dos candidatos avaliados.

A pesquisa quantitativa foi realizada por telefone com mil entrevistados, entre os dias 28 e 29 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% – o que significa que, se levar em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número TO-09191/2022.