Resiliência! Estudantes contam como conquistaram vagas no ensino superior mesmo com os desafios da pandemia

Por Gazeta do Cerrado | 20/01/2021

Última atualização em 20/01/2021 15:42

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A equipe do Colégio Estadual São José comemora o número de estudantes que foram aprovados em cursos superiores em faculdades públicas e particulares. Entre os aprovados há casos como o de Gabryel Gomes Nolêto, que conseguiu classificação para cinco cursos superiores no Tocantins.

Gabryel tem 19 anos e passou em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO); em Enfermagem pela Universidade Paulista (Unip). Ele também foi classificado para o curso de Medicina no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) e ficou na suplência nos cursos de Medicina ofertados pela Universidade de Gurupi (Unirg) e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Já Thiago Souza Marques, 18 anos, foi aprovado no curso de Geografia, pela UFT, campus de Porto Nacional; Victor Frota Pinho Tavares, 18 anos, foi selecionado para o curso de Direito ofertado pela Universidade Luterana de Palmas (Ulbra) e José Raimundo Assunção Caminha foi aprovado em Engenharia Civil, pelo IFTO.

Thiago

Projeto de vida

Esses alunos destacam a Escola Jovem em Ação, programa do qual o Colégio São José faz parte, que tem como um dos eixos norteadores o projeto de vida, no qual o jovem planeja os seus sonhos e define os caminhos a seguir.

O estudante Gabryel é um dos defensores do projeto de vida. “A ajuda foi surreal, possibilitando vários alunos a seguir com os objetivos. Principalmente quando temos bons professores e gestores na instituição de ensino”, ressaltou.

Thiago destacou o que mais aprendeu. “Na 2ª série, estudei muito sobre resiliência, em que não podemos desistir dos nossos sonhos. A professora Normacelia deu excelentes instruções com relação ao projeto de vida e também me apoiou muito na escolha do meu curso”, afirmou.

Para o aluno Victor, a escola Jovem em Ação o ajudou muito a definir objetivos e metas para a própria vida.

Os desafios da pandemia

Victor Frota disse que no início a pandemia dificultou muito os estudos, mas ele aprendeu a buscar alternativas. “Com o passar do tempo fui testando táticas, como fazer resumos semanais das matérias, ver filmes, séries e documentários sobre os assuntos que estava estudando. E sempre mantendo contato com os professores e coordenadores do colégio”, esclareceu.

O estudante Gabryel trabalha o dia inteiro e está sempre em contato com profissionais de saúde, fato que o ajudou a definir o curso que desejava fazer. Então, ele passou a estudar pelo menos três horas diárias em casa, fazendo uma alternância das matérias. E fez alguns cursos on-line para ampliar o conhecimento. “A contribuição da escola foi importante, pela flexibilidade que nos proporcionou, ajudando de todas as maneiras possíveis”, comentou.

Já Thiago contou que reservava todas as manhãs para os estudos e fazer as tarefas escolares. “Nesse período de pandemia, as aulas nas plataformas virtuais e on-line foram essenciais para aprendermos”, contou.

Sucesso da equipe

O diretor José Antônio Gama comemorou o resultado e explicou que esse é fruto de todo o esforço da equipe. “Estamos trabalhando com a proposta de os estudantes realizarem seu projeto de vida, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por isso temos oferecido aulões, com o intercâmbio com a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, através de canal no YouTube”, explicou.

O gestor destacou ainda que as aulas do programa do Governo do Estado, ‘TO de Casa NO ENEM’ e os aulões para as 3ª séries do ensino médio. “Estes são momentos importantes e primordiais para o desenvolvimento de competências e habilidades dos vestibulandos”, concluiu.

Fonte Seduc

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]