Prefeitas eleitas em Gurupi, Palmas e Miracema: Josi Nunes, Cinthia Ribeiro e Camila Fernandes – Foto: Montagem Gazeta
Maju Cotrim
Palmas. Gurupi e Miracema. Colégios eleitorais tão diferentes porém que tiveram uma particularidade este ano: a forma como as mulheres que venceram encararam de frente a disputa e se consagraram nas urnas.
Todas as três foram alvos de ataques machistas, montagens, memes. Criticaram seus cabelos, não respeitaram a dor, tentaram diminuí-las com agressões verbais em palanques.
Em Palmas, Cínthia Ribeiro foi alvo de montagens grosseiras e o mote criado pelo senador Eduardo Gomes na música “Respeita a prefeita” ganhou as vozes de outras mulheres. Ela esteve no centro dos ataques sendo tratada muitas vezes não somo uma gestora que precisa naturalmente de críticas construtivas mas como uma inimiga. Postura lamentável.
Ser oposição, ter críticas… é saudável mas precisar desqualificar uma mulher para tentar ganhar uma eleição ficou provado no Tocantins que a população não aceita.
Em Gurupi, Josi teve cabelo e idades criticadas e o ataque principal veio justamente do seu ex aliado e gestor da cidade, LAUREZ Moreira, o que não teve desculpas da parte dele mas que ganhou repúdio de várias outras mulheres.
O “panela velha é que faz comida boa” chegou no último dia de campanha numa resposta criativa e inteligente a quem ainda acha que Polirica tem idade. Em Gurupi a vitória também foi contra o machismo. O prefeito infelizmente não pediu desculpas até agora.
O “calor da emoção”no palanque pode ser maior que o respeito ás mulheres e Gurupi mostrou isso.
Em Miracema, Camila Fernandes ganhou nas urnas com um desejo de sentimento de justiça por parte da população. Ela que foi alvo também de muitos julgamentos por parte dos adversários ainda perdeu o irmão na reta final e foi quando populares e apoiadores á deram apoio para superar. Camila teve uma das Eleicoes com maior sentimento de rua. Simples no jeito de falar, objetiva, uma mulher em reconstrução pelas perdas que teve e que foi abraçada por vários políticos com destaque para o apoio decisivo do senador Eduardo Gomes e de seu irmão que é da cidade, o vice prefeito eleito de Palmas, André Gomes.
Camila tem muitos desafios pela frente para governar uma cidade tão importante mas tem apoio popular e político e virou também símbolo de superação e resistência.
Foram certa de 18 gestoras eleitas nos 139 municípios, um número ainda tímido mas com trajetórias de superação e luta por espaço.
Duas das três maiores cidades do Tocantins serão governadas por mulheres e isso é histórico. Outra coisa chama atenção: as três eleitas que cito neste texto foram defendidas com unhas e dentes por políticos homens. O senador Eduardo Gomes por exemplo chegou a ser chamado de “senador feminista” porque priorizou as candidaturas das três.
Em Miracema ele fez questão de ir pessoalmente no dia da eleição levar o abraço a Camila, um simbolismo e lição de que homens devem também apoiar as mulheres não só no discurso mas na prática. Em Gurupi também Mauro Carlesse apoiou Josi de maneira acolhedora que também foi destaque.
Que fique a lição a todos os políticos e adversários de que não se vence uma mulher tentando desconstruí la.
Parabéns a todas as eleitas.