Uma força tarefa envolvendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Governo Federal, por meio dos ministérios da Economia e da Saúde e indústrias/instituições, como a General Motors (GM) do Brasil e a Souza Cruz, está mobilizada para coletar e consertar gratuitamente respiradores mecânicos colaborando com o tratamento da Covid-19 em estabelecimentos de saúde de todo o país. No Tocantins, as unidades do SENAI (Palmas, Taquaralto, Paraíso, Gurupi e Araguaína) são pontos de coleta dos respiradores inoperantes e vão receber os equipamentos até o dia 30/04.

As unidades hospitalares e estabelecimentos de saúde, públicos ou particulares, devem seguir orientações para o cadastramento dos aparelhos e envio com segurança no que diz respeito à higienização, dados técnicos e informações do equipamento, entre outras. O repasse das orientações e cadastramento no Tocantins podem ser feitos por meio do telefone (63) 99974-6172, via e-mail [email protected] ou no link www.senai.br/respiradores.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas. A demanda coletada pelo SENAI no Tocantins será transportada pela Sousa Cruz até São Paulo e encaminhada para os devidos reparos pela GM em São Paulo.

Todos os respiradores depois de recuperados são testados, certificados e validados por empresas especializadas que irão emitir o laudo de aprovado para uso imediato nos Hospitais de origem.

Fonte: Imprensa Sistema Fieto

#SóNaGazeta
#RespiradoresMecânicos
#Coronavírus