As bitucas de cigarro, ao lado do plástico, são os maiores poluidores dos oceanos. Para combater a poluição em massa desses detritos, algumas iniciativas buscam recompensar aqueles que evitam o descarte incorreto ou que limpam áreas afetadas pelo lixo.
Segundo a ONG Ocean Conservancy, estima-se que 60 milhões de bitucas de cigarro sejam descartadas nos ecossistemas marinhos todos os anos.
De fato, este é o agente poluidor mais perigoso da água, uma vez que um único maço de cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas.
Em Barcelona, na Espanha, uma das cidades que mais recebem turistas por ano (8 milhões de visitantes), há uma preocupação generalizada com a crescente sujeira das praias.
Um restaurante no litoral da cidade decidiu fazer algo para ajudar na campanha contra o descarte incorreto de lixo nas praias.
O “El Chiringuito Tibu-Ron de Castelldefelds” lançou a campanha: “Um Copo de Cerveja/Refrigerante por um Copo de Bituca de Cigarro”.
A iniciativa é muito simples: basta encher um copo de 200 ml com bitucas de cigarro, ir até o restaurante e trocá-lo por um copo de 350 ml de cerveja ou refrigerante.
Dezenas de pessoas participam da brincadeira do bem todos os dias e centenas durante a alta temporada, quando Barcelona recebe ainda mais turistas.
Estima-se que uma única ponta de cigarro seja capaz de contaminar até 50 litros de água. Infelizmente, a prática do descarte incorreto é um hábito entre os fumantes espanhóis, seja no chão, na água ou em qualquer lugar público.
Embora esta seja uma grande iniciativa, é necessário mudar tais hábitos nocivos para que a limpeza dessas praias perdure a longo prazo, concorda?
Fonte: Razões para Acreditar
________________________________________________________________________