Após quatro dias de auditoria interna para recertificação do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) e Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dentro das normas ISO 9.001/2015, os trabalhos foram encerrados com apresentação do relatório, na tarde desta sexta-feira (10/8), para secretários, assessores e chefes de seção. Os dados apresentados foram colhidos por meio de entrevistas, vista in loco e conferência de evidências e informações nos 19 processos que integram o SGQ do TRE-TO.

O diretor-geral do Regional tocantinense, José Machado dos Santos, destacou a importância da auditoria interna como ferramenta para avaliar a quantidade, forma e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por toda a equipe. “Passamos por cinco ciclos de avaliação externa e várias auditorias internas. Hoje, o objetivo maior é a recertificação do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) e também para que essas informações sirvam de subsídio para nossa auditoria externa. Certo de que toda auditoria é uma oportunidade de mão-dupla de aprendizado, aprendemos nós, com os auditores, e os auditores aprendem um novo processo, uma nova visão de trabalho, podendo levar para suas instituições mais conhecimentos e mais detalhes. Tenho certeza que mais uma etapa será vencida nesse dia”, avaliou Machado.

O juiz eleitoral da 28ª ZE de Miranorte, Cledson Nunes, cujo processo auditado foi Atendimento ao Eleitor, também participou do encerramento da auditoria e acrescentou que “é uma oportunidade de crescimento, cada apontamento é uma chance de aprimoramento”. O magistrado ainda afirmou, “sou realizado na Justiça Eleitoral, pois tenho uma equipe profissional, motivada a fazer o melhor sempre”.

Ao apresentar o relatório, o auditor líder Christiano de Souza, do TRE-GO, elogiou a qualidade e o compromisso de toda equipe e da liderança do Regional tocantinense. “Podemos evidenciar que a operacionalização do sistema, em todos os níveis da administração, é realizada com muito cuidado e zelo, e em alguns momentos eu diria até que com muita paixão. Tive a honra de fazer uma auditoria aqui há dez anos e hoje é outra instituição, é outro sistema de gestão da qualidade, está muito bom”, disse.

Sobre os trabalhos realizados, Christiano explicou que foram diversos achados, sendo: quatro não conformidades, uma observação e onze oportunidades de melhoria. “Em tudo isso não há nenhum demérito para entristecer os senhores, somos seres imperfeitos, em busca da perfeição e essa é a beleza da Norma  ISO. Ela nos dá a estrutura e os meios necessários para que nós possamos buscar então essa perfeição, daí a beleza da melhoria contínua”, enfatizou.

Auditoria

Integraram a equipe da auditoria interna: Hamilton Pinheiro de Oliveira, do TRE de Goiás e Mauren Yumi Ishikawa, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reunião de encerramento também foi acompanhada pelo coordenador da Qualidade do TSE, Daniel Corrêa.

Durante os quatro dias de trabalho foram avaliados cada um dos 19 processos que integram o Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO, subdivididos em quatro macroprocessos, a saber:

Processos de Gestão e liderança – Planejamento para eleições, Planejamento Estratégico e Comunicação.

Processos de monitoramento e melhorias – auditorias, inspeção (CRE), ouvidoria, votação paralela.

Processos de apoio – Infraestrutura tecnológica, logística para zonas eleitorais, orçamento, gestão de bens e serviços, gestão de pessoas.

Processos finalísticos – Votação, apuração, diplomação, trâmite processual judicial (1º e 2º graus), cadastro de eleitores e atendimento ao eleitor.

 

Fonte: Ascom- TRE