Editorial Maju Cotrim

Lá se vai 2020. O ano que ficará marcado para todos nós e principalmente na história da Gazeta do Cerrado. Nos desdobramos, nos reinventamos para gerar conteúdo de qualidade com base no nosso jornalismo de causa e cidadão e no nosso slogan: “Antes de ser notícia, tem que ser verdade”.

Com a pandemia não tivemos expediente mas sim uma verdadeira força tarefa a qualquer hora do dia ou da noite recebendo demandas da população e tentando ajudar as pessoas a entenderem esse inimigo invisível. Com pouca equipe e muita demanda, nos mantivemos firmes mesmo diante de tanto cansaço mental com o turbilhão de informações.

Sentimos cada morte, nos emocionamos com cada um que vencia o vírus. Fomos além dos boletins na análise dos dados. Trouxemos diariamente especialistas para comentar e ajudar a entender. Desmentimos dezenas de fakenews que tentaram enganar a população.

Acessibilidade

Na busca por evoluir cada dia mais, este ano somos o primeiro veículo do Estado a implantar uma ferramenta de acessibilidade que permite a leitura das matérias. Nossos leitores gostaram e com isso exercemos uma de nossas bandeiras editoriais. A ferramenta está disponível em cada matéria publicada.

 

Fundo Google

Como reconhecimento ao nosso trabalho a Gazeta foi um dos veículos brasileiros selecionados pelo Fundo Google Emergencial de Jornalismo em meio à pandemia. O recurso garantiu nosso projeto #GazetanaEstrada onde visitamos as regiões do Tocantins mostrando o recomeço e impacto da pandemia nas cidades.

Deixamos nossas famílias em casa e com todo cuidado e exames semanais fomos dar voz á população e mostrar a mistura pandemia/eleições. Mostramos a retomada do Jalapão, os anseios do Bico do papagaio, as quebradeiras de coco, o Sudeste do Estado, os desafios do turismo.

O jornalismo em movimento.

Eleições

Descentralizamos a cobertura das eleições deste ano e entrevistamos in loco os candidatos das principais cidades. Com máscaras, muito álcool gel e o desejo de pautar os municípios como um todo.

Entrevista com o prefeito eleito em Colinas, Kasarin – Foto: Gazeta do Cerrado

Seminário Antirracista

2020 ficou marcado como o ano em que como veículo de comunicação cumprimos nosso papel social de pautar um dos assuntos do ano no país: o Racismo. Num Estado com maioria da população negra o assunto ainda não é tratado como merece.

Fizemos um seminário que mobilizou milhares de pessoas pela internet e que teve programação com nomes nacionais como Paulo Vieira, a atriz Naruna Costa, africanos, oficinas, música negra e muita informação importante. Tudo isso sem deixar a informação em tempo real. Plantamos uma semente que vamos fortalecer esse ano: a da realização de vários eventos.

“Horror e o seu Racismo”

O Seminário também foi uma resposta a uma campanha de conscientização da Gazeta após episódio de racismo sofrido pela editora Chefe, Maju Cotrim. A campanha teve adesão de mulheres de todo Estado.

Jornalismo acima de números

A seriedade do jornalismo Gazeta nos consolidou mais um ano como uma das principais fontes de notícia do Tocantins. Nosso foco principal nunca foi apenas números de acessos mas profundidade no que fazemos e relevância social.

Temos uma produção de conteúdo diária de vários assuntos no nosso estilo de informar não nos atendo apenas a reprodução de materiais. Contamos muitas histórias incríveis, fizemos muitas lives informativas, vídeos com análises políticas e tirando dúvidas da população.

Nossas colunas também cumpriram o papel de levar conteúdo segmentado para os vários públicos.

Na área de cobertura política e Estado tivemos um 2020 com muitos furos jornalísticos e exclusivas graças às nossas fontes e jornalismo referência.

Entrevista com o governador Mauro Carlesse – Foto: Gazeta do Cerrado

 

Em 2021, continuaremos firmes na linha de frente, prontos para atender a população como fazemos diariamente, com conteúdos especiais e exclusivos, informação ágil e em primeira mão e com a preocupação com a qualidade.

Obrigada a cada leitor pela confiança, a cada parceiro, os anunciantes. Em 2021 preparamos mais novidades para vocês.

Que 2021 seja de superação para todos nós.