O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, esteve, na manhã desta sexta-feira, 2, no auditório do Memorial Coluna Prestes reunido com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, prefeitos, representantes da Polícia Militar e  agentes que compõe o trade do turismo, além dos técnicos do órgão para apresentar os projetos do instituto para setor, por meio da consolidação do ecoturismo como destino no mundo  e como um vetor do desenvolvimento socioeconômico do pais.

Segundo o presidente Tom Lyra, a presença do presidente da Embratur ao Tocantins representa o resultado do trabalho desenvolvido pela Adetuc, no sentido de construção de relacionamento com o governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. O Tocantins se encontra num momento importante em relação ao Turismo, o que vem recebendo uma atenção especial do governo Federal referente ao fomento e desenvolvimento do turismo do Estado.

“A visita do presidente da Embratur é de fundamental importância porque estamos ganhando destaque em nível nacional e com apoio da Embratur na divulgação dos atrativos turísticos do Estado no exterior, a fim de atrairemos também os visitantes internacionais” considerou Lyra.

Para o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a vinda ao Estado teve como objetivo capitalizar o Tocantins para divulgação em todos a feiras em nível nacional e internacional do setor. “Estamos trabalhando para que as companhias aéreas possam ofertar mais voos para Palmas e Araguaína, no sentido de atrair mais turistas interessados em conhecer os atrativos do Estado, o que contribuirá para geração de emprego renda”, explicou Neto, ressaltando que o Tocantins possui uma grande diversidade de atrativos voltados a gastronomia, fauno preservada, o etnoturismo, turismo de aventura e rural, religioso, dentre outros.

De acordo com o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, o projeto maior é mudar o modelo de divulgação dos atrativos turístico Brasil que vinham sendo excetuados nos últimos anos, o que não resultou no aumento de número de turistas ao pais.

“ Nosso foco agora é o turismo voltada as riquezas naturais, o ecoturismo. O Brasil possui seis biomas, 8 mil km de costa, 32 km rios navegáveis, praias de águas quentes nos rios e oceanos, o ano todo. E, aqui no Tocantins, temos o cerrado, Jalapão, Cantão, Ilha do Bananal, dentre outros atrativos naturais que precisam ser mais divulgados e vendidos dentro e fora do país”, destacou.

Segundo o presidente da Embratur, foi firmada uma parceria com Richard Rasmussen, biólogo, economista e apresentador de TV. Conhecido também como “Richard, o aventureiro”, Neto destacou a importância do biólogo e visibilidade do parceiro fixo do NATGEO (National Geographic Channel), canal internacional de televisão, e da Discovery Channel. “Richard é um grande conhecedor da fauna e da flora brasileiras, especialista em Brasil e um apaixonado pelo nosso País.

“ Richard disponibilizou todo o seu acervo de imagem para a promoção de destinos e atrativos, e irá participar de eventos internacionais como palestrante e disseminador do Ecoturismo do Brasil”, afirmou o presidente da Embratur.

Gilson Neto disse ainda que o presidente, Jair Bolsonaro, ver o turismo como uma política de estado, conforme a França, Portugal e Espanha fizeram. O mesmo está sendo feito para alavancar turismo, dando ao pais o protagonismo que Brasil merece no mundo.

Visita aos Atrativos

No período da tarde, Tom Lyra levará o presidente da Embratur para conhecer os atrativos turísticos do Jalapão, além de alguns atrativos da região norte do Estado.

Embratur

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais. Para tanto, tem o ‘Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil’ como orientador de seus programas de ação.

fonte: Adetuc

 

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