O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) deu entrada na Assembleia Legislativa em um requerimento para a instalação de um posto de vacinação e testagem na Casa de Leis do Tocantins. A proposta foi apresentada, em regime de urgência, em sessão extraordinária, realizada na última terça-feira, 25. Segundo o parlamentar, é de suma importância a ampliação dos postos e ações de vacinação, diante do cenário que vem sendo desenhado nessa nova escala de casos da Covid-19.

O requerimento solicita que a Assembleia Legislativa, através de sua Mesa Diretora, adote as medidas competentes junto ao Governo do Estado do Tocantins e do Município de Palmas – TO, para viabilizar a instalação de um posto de vacinação e testagem. “A maioria dos hospitalizados são de pessoas que não receberam a vacina ou não estão com a imunização completa. A Assembleia recebe pessoas de todo o nosso Estado, será um grande avanço ter aqui um posto de vacinação e testagem”, destacou.

O parlamentar ainda completou que a solicitação vai ao encontro de um Ato da Mesa Diretora da Casa de Leis que determina que a partir do dia 1° de fevereiro de 2022 seja cobrado o comprovante de vacinação para o acesso nas dependências da Assembleia Legislativa. “Vamos cobrar o passaporte de vacinação para entrar na Casa, então devemos também oportunizar aos cidadãos receber aqui a vacina e fazer o testagem para detecção da covid-19. Uma medida que traz mais segurança para todos, ampliando a aplicação das vacinas”, acrescentou.

Prefeitura de Palmas

Ayres também foi o relator do pedido de prorrogação do Estado de Calamidade Pública, solicitado pela Prefeitura de Palmas. Com relatório favorável, o deputado aproveitou a oportunidade para solicitar à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) que possa ampliar os pontos de vacinação, inclusive na solicitação quanto ao posto nas dependências da Assembleia Legislativa. “A competência para aplicação das vacinas é dos municípios, por isso solicitamos à prefeita que atenda ao nosso requerimento, bem como amplie os pontos e campanhas de vacinação na Capital, principal centro dessa nova onda de contaminações”, pontuou Ayres.

Dados

Conforme informações veiculadas nos veículos de comunicação do Estado, no último dia 24, Palmas registrou o maior pico de casos de Covid-19, desde o início da pandemia. A Secretaria Municipal de Saúde informou que na última semana, entre os dias 16 e 22 de janeiro, 3.304 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Esta é a maior quantidade já acumulada durante sete dias.

Conforme os últimos dados epidemiológicos divulgados pela prefeitura, só nas últimas 48 horas o município teve 585 casos de Covid-19 após 1.071 pessoas serem testadas.

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde da Capital apontou que 75,11% das mortes por Covid-19 em Palmas são de pessoas não vacinadas. O percentual leva em consideração os óbitos registrados desde o início da campanha de vacinação, em janeiro de 2020.