O município de Paraty, no Rio de Janeiro, tem uma grande importância histórica e cultural para o país. Durante o período colonial brasileiro, a cidade foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Hoje, o lugar é famoso, entre outros motivos, por sediar a Feira Literária Internacional de Paraty, a FLIP, que acontece sempre em julho. Além disso, em 2017, ganhou o selo da Unesco de Cidade Criativa pela Gastronomia.
Pensando nisso, selecionamos 10 lugares para você conhecer na na cidade:
1. Centro Histórico
O centro histórico de Paraty remonta ao período colonial brasileiro. As ruas de pedra e as fachadas coloridas são a grande marca do local. Lá se encontram a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja de Santa Rita, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Além disso, também há o Sobrado de Bonecos, edificação típica do século 19. Para conhecer melhor a história e as atrações, é possível fazer um tour a pé e guiado.
2. Praia do Sono
A Praia do Sono está localizada entre Paraty e Ubatuba. Com 1 km de extensão, é possível chegar até lá por meio de trilha, carro ou barco. A praia é perfeita para quem gosta de natureza, já que lá é possível desfrutar de cachoeiras, piscinas naturais e mata nativa. Se quiser, o visitante tem a possibilidade de permanecer no local em campings, pousadas ou chalés.
3. Fazenda Bananal
A Fazenda Bananal é um casarão tombado e restaurado construído no século 17. Por perto passa a Estrada Real, que originalmente fazia parte da trilha dos índios Guaianás e ligava o litoral ao Vale do Paraíba até a região de Taubaté. A fazenda oferece diversas atividades como passeios pelas plantações, queijaria, hortas e área de animais.
Dentre a programação, os visitantes podem observar e identificar pássaros e aprender sobre sustentabilidade. Também há um restaurante com pratos preparados com produtos locais produzidos diretamente na fazenda.
4. Caminho do Ouro
O caminho do ouro é uma das vias que davam acesso à Minas Gerais e São Paulo na época colonial, no chamado Ciclo do Ouro. A estrada, construída por escravos, está rodeada pela Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaína.
A flora é marcada por Jequitibá, Ipê, Araribá, Canela, Quaresmeira, Palmito Jussara, Bromélias, Orquídeas, e a fauna é composta por Sabiá, Tiê, Saíras, Tangará, Tucano, Periquitos, Pica-pau, Lagartos, Caxinguelê, Guaxinim, Tatú, Cotias, etc.
5. Hostel Che Lagarto
Localizado no Centro Histórico e somente a 8 minutos da praia, o hostel oferece quartos privativos e compartilhados, além de piscina, salão de jogos, bar e café da manhã. Essa é uma ótima opção para quem quer viajar gastando pouco e, de quebra, ter a oportunidade de conhecer quem viaja partindo de diversos países diferentes.
6. Restaurante Banana da Terra
O restaurante é localizdo em um casarão de estilo colonial combinado com a decoração contemporânea. As janelas, que marcam o lugar, iluminam de dia e mostram as luzes da cidade à noite.
A gastronomia apresenta pratos como creme de palmito pupunha, vieiras gratinadas, manuê de bacia, sonho de aipim e peixe com banana. Quem comanda a casa é a chef Ana Bueno, que aposta na gastronomia criativa sem deixar a tradição de lado.
7. Captain’s Bar
Para quem quer curtir a noite, o Capitan’s Bar é o lugar perfeito. No pub estilo inglês, é possível desfrutar de aperitivos, menu de cerveja, vinho e cachaça. Localizado na Pousada do Sandi, o bar tem horário de atendimento das 13:00 às 23:00.
8. Pousada Literária de Paraty
Além das acomodações, o local proporciona um passeio de barco exclusivo para hóspedes, spa, restaurante, e ainda é possível levar produtos orgânicos da horta no check out.
A gastronomia fica por conta do restaurante Quintal das Letras, que possui o conceito farm-to-table, explorando a tradicional culinária caiçara. Todos os produtos são frescos e recebidos diariamente da Fazenda Bananal. O cardápio, elaborado pelo chef Bertrand Materne, explora o sabor e sazonalidade dos alimentos sustentáveis.
9. Praia Saco da Velha
A praia Saco da Velha é o passeio perfeito para quem quer desfrutar de uma bela paisagem e de um dia de descanso. Como o mar é calmo e não possui ondas, a praia é recomendada para crianças. A mata nativa é preservada e é possível ir até o mirante, que proporciona a vista da paisagem de cima.
10. Casa da Cultura
Localizada no Centro Histórico, a Casa da Cultura Câmara Torres é marcada pela construção colonial. A restauração, que partiu de um estudo sobre o prédio original, mescla elementos atuais aos tradicionais. O lugar promove exposições regulares, cursos e shows e tem como objetivo apoiar e preservar a comunidade local e suas tradições.
Fonte: Casa & Jardim