Maju Cotrim

O governador Mauro Carlesse foi convidado por empresários e produtores de Rio Verde, em Goiás para participar e visitar a Tecnoshow nesta quarta-feira, 10. Ele embarcou na manhã de hoje para conhecer o evento.

Uma comitiva do Tocantins acompanha o governador. A agenda de Carlesse envolve reunião na prefeitura, numa universidade além de um almoço com os maiores empresários da região. O objetivo da viagem é apresentar o potencial do Tocantins e atrair investidores para o Estado no ramo da agroindústria.

A Gazeta apurou que a intenção é articular para o Tocantins empreendimentos que possam gerar empregos e impulsionar o agronegócio no Estado. A região é industrializada, tem muitas empresas. Estão com o governador além do secretário de Agricultura, César Halum, o secretário de Indústria e Comércio, Ridoval Chiareloto.

Realizado há 18 anos pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), a feira tem como meta ultrapassar R$ 2,5 bilhões em negócios. O foco da organização em 2019 é trocar experiências com o mercado internacional, por isso traz 10 embaixadores de outros países para o evento. O evento vai até a sexta-feira (12).

Presidente da Comigo, realizadora da feira, Antonio Chavaglia, disse que, apesar das dificuldades econômicas que todo o país enfrenta, espera que as negociações na feira sejam ainda maiores do que no ano anterior.

A Feira

A TECNOSHOW organizada anualmente pela COMIGO, vem evoluindo e expandindo resultados a cada edição. Os números de expositores e a comercialização dos produtos crescem de forma surpreendente, a quantidade de visitantes atraídos para a Feira também demonstrou um incrível crescimento ao longo dos anos.

 A diversidade é uma marca registrada do evento. Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental (através do Espaço Ambiental) e dinâmicas de máquinas são alguns atrativos.

Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja ele pequeno, médio ou grande produtor. O evento é considerado a Grande Feira de Tecnologia Rural do Centro-Oeste Brasileiro.

  • Expositores: 550

    Comercialização: R$ 2,5 bilhões

    Público: 106 mil

    Distribuição de mudas de espécies nativas: 20 mil mudas

    Público de palestras / dinâmicas: 6 mil pessoas

    Dinâmica de Pecuária: 1.500

    Palestras e dinâmicas:: 125

    Exposição de Animais: 1.000

    Máquinas e equipamentos: 3 mil

    Geração de empregos: 8 mil

    Pesquisadores e Técnicos: 200

    Plots Agrícolas: 40 mil metros quadrados

    Área da Feira: 60 hectares

    Estacionamento: 34.924 veículos

    Ônibus: 324

    Material reciclado pós-feira: 17 toneladas