Maju Cotrim
O maior evento do calendário religioso no Tocantins, a Romaria do Nosso Senhor do Bonfim anualmente atrai milhares de peregrinos ao povoado que leva o nome do santo e fica próximo a Natividade. O ponto alto e a missa nesta quinta-feira, 15, que terá presença de varias autoridades e inclusive do governador Mauro Carlesse.
Devoto, o governador como faz em outros anos fará o percurso a pé de Natividade ao Santuário e vai prestigiar a missa principal amanhã.
O evento tem duração de 11 dias e é visitado por fiéis de todas as partes do país.
A romaria começou há mais de 200 anos e é tão antiga quando a própria cidade de Natividade, a primeira a ser construída no estado. Os romeiros tradicionalmente saem da região central e vão até o povoado a pé ou de bicicleta. São 23 km de distância entre um ponto e outro.
A organização do evento informou que espera que até 500 mil pessoas passem pelo local durante todo o período. A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país.