O candidato a governador Ronaldo Dimas (PL-MDB-Podemos) se reuniu, nesta semana, com uma comitiva de dezenas de jornalistas e repórteres-fotográficos do governo do Estado que entregaram uma carta com dez reivindicações para serem implementadas pela administração estadual a partir do ano que vem.
A maioria dos profissionais são efetivos do governo do Estado e a reunião contou com dirigentes do Sindjor-TO (Sindicato dos Jornalistas do Tocantins). “Infelizmente, hoje as assessorias estão uma porcaria. Os jornalistas estão abandonados e não tem orçamento para trabalhar. Estamos pedindo condições para trabalhar melhor”, destacou uma das profissionais.
Os profissionais destacaram que maioria tem estudos em pós graduação e, juntos, formam um capital de trabalho muito importante para a administração estadual. “Somos a memória da administração”, ressaltou outra das profissionais.
Os dez itens da carta são: cumprimento da carga horária de 25 horas semanais como previsto em lei; regularização da escala de plantões; montagem do organograma das Assessorias de Comunicação das secretarias e órgãos estaduais; revisão das remunerações; modernização de equipamentos e programas; implementação de programa de aperfeiçoamento profissional; efetivação de uma política de comunicação pública; representatividade dentro da Secretaria de comunicação com a criação do cargo de superintendente de Jornalismo; orçamento próprio para a Superintendência de Jornalismo e a criação de um grupo de trabalho com representação da categoria para agilizar a implementação das demandas.
Dimas destacou que sempre reconheceu a importância do jornalismo e da comunicação pública, destacando que são esses os profissionais que, no fim, ajudam a divulgar as ações do governo. Ele ressaltou que as reivindicações parecem ser justas e possíveis e se comprometeu em analisar o documento da categoria. “Me surpreende muito a reivindicação de boas condições de trabalho. Vamos arrumar isso, sim. Podem ter certeza que à frente do governo vocês terão um colega de trabalho em minha pessoa”, assegurou o candidato.