Tratando de temas complexos como crises, obsolescência afetiva e a necessidade do autoconhecimento para uma vida saudável, o psicólogo, mestre em saúde coletiva, escritor e palestrante, Rossandro Klinjey abriu a 3ª Semana da Saúde nesta quarta-feira (05/09) no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, com a palestra “Há motivos para se motivar no serviço público?”.

O evento, que tem o tema “Qualidade de vida no trabalho: Cuidados com a saúde de magistrados e servidores”, é voltado ao publico interno e externo e busca sensibilizar os participantes sobre a necessidade de prevenção e promoção da saúde física e mental no ambiente de trabalho, para uma melhoria da qualidade de vida. O presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a importância do bem-estar para os servidores e para os bons resultados do trabalho prestado pelo Poder Judiciário.

“Nada adianta o sucesso financeiro e a realização profissional se formos, por exemplo, obrigados a conviver com dores ou com outros problemas que limitem a nossa vida. Precisamos construir juntos um ambiente saudável e este evento contribui com esse propósito”, disse.

O palestrante comentou a importância de uma vida saudável em todos os aspectos, uma vez que não se pode isolar vida profissional e pessoal. “Vivemos uma era de rupturas, e não estamos ainda preparados para certas mudanças. É um aprendizado para todos ter que lidar com as mudanças que a tecnologia tem trazido para nossas vidas e relações interpessoais. Saber também lidar com o desconforto de alguma situações e não deixar que as mágoas tomem conta do nosso emocional é fundamental para uma vida mais saudável e prazerosa”, explicou.

Para o psicólogo, a construção de um ambiente de trabalho mais saudável depende de cada uma das pessoas que compartilham o espaço e as atribuições. “Não podemos sempre encontrar culpados, é importante ter consciência da nossa responsabilidade em cada situação, para olhar os acontecimentos com uma perspectiva amadurecida”.

A promotora de Justiça Beatriz Mello, veio ao TJTO para a palestra e elogiou a iniciativa. “Eu já conhecia o Rossandro, sabia do perfil dele, então foi muito boa a oportunidade. Ele aborda muito bem a questão da saúde mental e do bem-estar, que sem dúvidas tem ligação com uma dos pontos chave da fala dele que é necessidade que temos de perdoar”, comentou.

O evento conta ainda com a participação do professor e historiador Leandro Karnal, na quinta-feira (06/09) que vai falar sobre “Conhecimento, trabalho e tempo no mundo contemporâneo”. Também serão abordados temas como “Qualidade de vida no trabalho”, “Saúde mental e trabalho: qual a relação?”, “Salve uma vida: aprenda como agir diante de uma parada cardíaca”.