Um grupo de moradores de Luzimangues, Distrito de Porto Nacional estiveram na manhã desta quarta-feira, 16, na Secretaria de Segurança Pública para discutir sobre os constantes roubos a residências e ao comércio. Nos últimos dias tem sido frequentes os roubos e arrombamentos de residências, o que deixa a população com medo. O grupo foi recebido pela Delegada Interina de Polícia do Interior e pelo Delegado Wagner Rayele, representando o delegado regional de Porto Nacional. Durante o encontro os moradores expuseram as deficiências nos serviços de segurança do Distrito, como por exemplo a falta investimentos na delegacia da Polícia Civil, que não tem o número suficiente de agentes e escrivães. Demora na elucidação de crimes, além de outros fatores que para os moradores, oportuniza o aumento da violência.


Para o senhor Carlos, que teve o seu estabelecimento assaltado a luz do dia, a sensação é de impotência, pois mesmo registrando BO, e a polícia sabendo onde os criminosos estão, não se fez nada. Destacou.
Para o Jornalista Soares Filho, é preciso investir mais em equipamentos que inibam a ação dos criminosos, ele disse que a implantação de câmeras de segurança na entrada e saída do Distrito, seria extremamente importante para evitar crimes e de certa forma identificar fugitivos.


Já para o morador Reginaldo, é um clamor que a população de Luzimangues faz as autoridades. “Muitos estão voltando para Palmas devido insegurança. Ele criticou a demora nas investigações e na deficiência da delegacia.


Para a presidente da AMLUZ , Associação de Mulheres de Luzimangues, reforçar o policiamento é essencial para que a população tenha sessão de segurança. De acordo com a delgada Iolanda Pereira, a atitude dos moradores foi louvável, já que as cobranças e as críticas feitas podem ajudar a melhoria do atendimento da Polícia ao população. “Tudo que eles relataram no vamos verificar as possibilidades de garantir as melhorias necessárias” enfatizou.


Para o delegado Wagner Rayele, existem uma série de fatores que também atrapalham o trabalho da polícia.” Hoje a polícia prende e as vezes no mesmo dia ou até na mesma hora o indivíduo é solto em uma audiência de custódia” Relatou. Porém ele, disse que o estado está investindo em novas tecnologias no que diz respeito a investigações, o que vai facilitar a elucidação de muitos crimes cometidos há anos.


Luzimangues tem cerca de 20 mil habitantes e oferece um sistema de segurança que ainda precisa de muito investimento para que haja uma resposta ao pedido da sociedade.

fonte: Assessoria