A chef de cozinha Ruth Almeida venceu o Prêmio Dòlmã 2018, na categoria estadual. O título de melhor chef de cozinha do ano no Tocantins foi garantido na noite de quinta-feira, 1º, em cerimônia na cidade de Fortaleza (CE). Em discurso emocionante, a ex-quebradeira de coco recebeu a estatueta na solenidade e dedicou o prêmio à mãe Maria José de Sousa Almeida  (in memorian). “Eu não estaria aqui se não fosse a minha mãe. A gente passou a vida trabalhando e cozinhando em roça, mas ela sempre sonhou em ter um restaurante. Depois que ela morreu, eu decidi tomar o sonho da minha mãe como o meu sonho e é a ela que eu dedico esse prêmio”, disse a chef de cozinha, nascida em Porto Franco (MA) e filha de trabalhadores rurais analfabetos.

Após o discurso, toda a plateia levantou para aplaudir em pé a chef de cozinha do Tocantins. Mais de cem chefs de cozinha concorreram à premiação, considerada o Oscar da gastronomia brasileira. A categoria nacional do prêmio foi conquistada pela chef Mônica Rangel, do Rio de Janeiro (RJ).Proprietária do restaurante Raízes Gastronômicas em Palmas, Ruth trabalha com culinária regional, com pratos que valorizam produtos típicos do Tocantins e alimentos do pequeno produtor.

No ano passado, Ruth foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina. No ano de 2016, ela conquistou o segundo lugar no reality show Cozinheiros em Ação, do canal GNT.

Perfil

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio no Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. O pai era pescador e a mãe vendia os peixes ou os trocava em outros produtos para consumo familiar. Ainda adolescente, Ruth Almeida começou a cozinhar no fogão a lenha para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. Para contribuir no sustento da família, ela virou também quebradeira de coco, mas nunca deixou de lado a paixão pela culinária.

No ano de 1991, Ruth Almeida decidiu mudou Palmas, onde montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, merendeira em escolas públicas da Capital, serviços gerais e por último como cozinheira em hotéis da Capital. Até que no ano de 2016, descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth Almeida foi escolhida para participar do programa e garantiu a terceira colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier como uma “cozinha de amor”.