O Palácio Araguaia está movimentado neste sábado, 17, com uma reunião estratégica do governo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O governador Mauro Carlesse, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade e o senador Eduardo Gomes participam assim como o Superintendente do SEBRAE. No encontro, eles discutem o fortalecimento da atividade turística no Tocantins de varias formas e através de parcerias.

Nas falas as autoridades exaltam as belezas do Estado e buscam parcerias para fortalecer ainda mais a rede de turismo.

Durante o encontro surgiu a ideia de apresentar um projeto de Titulo de Cidadão Tocantinense para o ministro. O título e uma honraria e homenagem para pessoas de destaque no Estado. A deputada Amália Santana se propôs a apresentar e Antônio Andrade concordou.

O ministro visitou ontem o Jalapão e recebeu várias reivindicações para ajuda na pavimentação das rodovias de acesso. Ele foi o primeiro ministro a visitar o Jalapão.

O presidente da Assembleia, Antônio Andrade destacou durante o evento a vocação do Estado para o turismo e falou da harmonia entre os poderes.

Saiba todos os detalhes da agenda do ministro no Palácio neste sábado, segundo as informações da Secom:

Durante a reunião, o Governador entregou ao ministro um ofício solicitando a pavimentação e integração da malha viária na região do Jalapão.

Segundo o Governador, a estrada para o Jalapão é algo urgente. “Temos que pensar no futuro, mas lembrar que o pão na mesa do tocantinense é todo dia. Precisamos prestar atenção no que vai atender nosso cidadão hoje. A estrada para o Jalapão tem que ser feita imediatamente, assim como, a ponte de Porto Nacional, os hospitais de Gurupi e Araguaína”, ressaltou.  

O Chefe do Executivo também falou sobre o meio ambiente. “Não temos problemas de invasão, nem com os índios e meio ambiente. Nós cuidamos das nossas matas. Só fazemos o que é determinado pela Lei, nada mais do que isso. Queremos preservar e ao mesmo tempo fomentar a renda para nosso povo”, afirmou o Governador.

O governador Mauro Carlesse também destacou que agora o Tocantins pode produzir tilápia. “Os pequenos produtores, cerca de 15 mil, já estão começando a se cadastrar e a fazer seus tanques, assim, aumentando sua renda e gerando empregos”, disse.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Turismo (Adetuc), Tom Lyra, destacou as regiões turísticas do Tocantins. “Estamos fomentando o Jalapão, mas não podemos esquecer das Serras Gerais, Cantão, Bico do Papagaio. O Tocantins será um polo turístico e peço ao ministro que compreenda que o Tocantins será um dos grandes vetores do desenvolvimento turístico brasileiro, porque nós temos tudo o que o turista quer”, afirmou Tom Lyra.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou os gargalos do Jalapão e ressaltou a necessidade de melhorar a acessibilidade aos pontos turísticos do Tocantins. “Não podemos esquecer dos lagos do Tocantins, da bacia Tocantins-Araguaia, mas temos que nos lembrar do principal gargalo do Jalapão, a estrada”, destacou vice-governador.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou que quer até quadruplicar os visitantes no Jalapão. “Queremos mais de um milhão de pessoas por mês ali. Agora, temos de 30 a 40 mil visitantes por ano, e com a estrada vamos triplicar ou quadruplicar este número”, afirmou o ministro do Turismo. 

“Com a parceria com o Ministério da Infraestrutura vamos construir esta estrada; não é uma promessa, mas quero debater esta ideia. Com a estrada será possível ter no local resorts, hotéis, restaurantes. Vamos levar pequenos, médios e grandes investimentos aos Jalapão”, ponderou Marcelo Álvaro.

Reunião

Presentes na reunião com o ministro do Turismo o vice-governador Wanderlei Barbosa; o senador Eduardo Gomes; o deputado federal Carlos Henrique Gaguim; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade; a deputadas estaduais Amália Santana e Vanda Monteiro; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; a secretaria estadual da Infraestrutura, Juliana Passarin; o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; e os prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro, de Lizarda, Sassá, de Natividade, Martinha Andrade, de Augustinópolis, Julio Oliveira, e demais secretários e presidentes de autarquias.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796