Neste próximo domingo, 06, das 8 às 17 horas, qualquer cidadão de Palmas com regularidade em suas obrigações eleitorais poderá contribuir com a eleição de novos conselheiros tutelares na Capital.
A eleição decidirá que serão os novos agentes de defesa dos direitos que, por lei, são oriundos da própria comunidade que atendem. Sua atuação está prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Neste pleito serão escolhidos 20 titulares e 20 suplentes para os quatro conselhos tutelares do Município, situados nas regiões Norte, Central, Sul I e Sul II para o período de 2020 a 2024.
Para votar, basta apresentar o título de eleitor regular. Os perfis e números dos candidatos a conselheiros tutelares de Palmas podem ser consultados aqui. Para saber os endereços dos 18 locais de votação em Palmas, clique aqui.
O processo de seleção de candidatos a conselheiros tutelares incluiu avaliação (prova escrita), comprovação de experiências em trabalhos com crianças e boa conduta.
A secretária municipal Desenvolvimento Social (Sedes), Valquíria Rezende, considera como de grande importância para a sociedade a atuação desses agentes de defesa de direitos. “O conselheiro é aquele que trabalha para apoiar as famílias de Palmas”, diz.
“A gente vive em sociedade. É importante participar desta eleição tendo em mente que é a qualidade do trabalho desses futuros conselheiros tutelares, que serão escolhidos, que vai definir no amanhã uma ajuda importante para uma criança ou adolescente próximo de você”, acrescenta o presidente da Fundação de Infância e Juventude de Palmas (FIJP), João Paulo Claret.
Ao todo no Tocantins, 715 serão eleitos neste domingo, 9, com a mesma quantidade de suplentes e vão atuar nos 139 municípios do estado. Eleitores a partir dos 16 anos podem participar da votação que não é facultativa.
Fonte: Secom Palmas