Ao contrário do Brasil onde as estatísticas indicam que a Safra de Grãos 2018/2018 será menor, no Tocantins, apesar de pequena, cerca de 1%, a produção continua em crescimento, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 O início do plantio de grãos e a expectativa de crescimento foram assuntos debatidos durante o evento de Abertura do Plantio da Safra de Grãos no Tocantins 2018/2019, que aconteceu na manhã deste sábado, 29, no município de Porto Nacional, com a presença de mais de 590 pessoas, entre agricultores, acadêmicos, estudantes, técnicos agrícolas, e autoridades do setor rural.

O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Thiago Dourado, frisou que já se tornou tradição sempre que está chegando o momento do plantio de grãos, com ênfase nas culturas de soja e milho, a Secretaria reúne os produtores para compartilhar aquilo que tem de mais novo em tecnologias e também informações sobre as condições climáticas, entre outras, que possam contribuir para minimizar riscos e otimizar a eficiência dentro da produção agrícola do Estado. “Esse ano a Seagro realiza o evento em parceria com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e grupo Wink, para juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e outros parceiros para compartilhar informações com o público aqui presente. Palestras informando sobre as novas tecnologias para o plantio, negociações de câmbio, cenário cambial, mercado de Commodities, como funciona no mercado internacional, como o produtor pode se proteger, de forma a otimizar seus ganhos”.

Outro assunto abordado durante o evento foi sobre o recurso de utilização de drones no plantio.  ” A tecnologia está entrando, efetivamente, na agricultura, nessa área de ponta, diagnosticando áreas que precisam ser corrigidas, diminuindo custos no momento do plantio. Esse é um momento de integração dos produtores, onde a Seagro está disseminando e potencializando as informações”.

Thiago Dourado ressaltou ainda que para a Safra 2018/2019 a perspectiva é de aumento a área plantada, acréscimos em ganhos na produtividade, devendo de aproximar de cerca de um milhão de toneladas de grãos. Falou sobre a expectativa de crescimento total da produção de grãos e que o aumento se deve, em grande parte, aos investimentos do Governo do Tocantins em conjunto com o setor produtivo na produção de soja. “Para a safra 2018/2019, A expectativa é que para as principais culturas soja, milho e arroz, a área plantada no estado do Tocantins, ultrapasse os 1,4 milhões de hectares com produção estimada em mais de 4,6 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab”, informou. “Isso confirma a consolidação do Tocantins como um dos principais estados produtores do Brasil”, destacou.

Troca de informação

O agricultor e gerente da Fazenda Dom Gustavo, Antonio Brauner, no município de Porto Nacional, disse que foi para ouvir as palestras e com isso obter mais conhecimento e ficar por dentro das novidades. Ressaltou a importância do evento para a cadeia produtiva e o trabalho realizado pelos organizadores do evento. “É muito válido para incentivar os produtores a produzir mais e melhor e que ajuda bastante nas tomadas de decisões. É 

a abertura da janela do plantio porque estamos no início das chuvas e ainda é meio complicado saber a hora certa de plantar. Aqui a gente recebe as orientações”. A fazenda trabalha com as culturas de soja e milho e um pouco de gado bovino. A perspectiva é para plantar 1.600 hectares de grãos.

Já o acadêmico do 2° ano do curso de Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Danilo Nunes, frisou a importância de adquirir mais conhecimento sobre as disciplinas do curso, vendo que o cultivo de grãos está crescendo muito no Tocantins e assimilando capacidade técnica. “Estou gostando muito das palestras, aprendendo muito com essas novas informações”, completou.